SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

13 setembro 2006

Tournedós com Roquefort



Ingredientes:

4 tornedós do lombo com 125 gr cada
3 colheres de sopa de manteiga
2 cebolinhas
1 dl de caldo de carne (cubo)
5 colheres de sopa de vinho branco
200 gr. de natas
1 100 gr. de queijo Roquefort (4 fatias)
sal e pimenta


Preparação:

Prepare o caldo de carne como indicado na embalagem. Descasque e pique muito bem as cebolinhas. Aqueça uma colher de sopa de manteiga num tacho, junte a cebola e refogue-a até ficar transparente. Regue com o caldo de carne e o vinho branco e cozinhe durante cerca de 15 minutos. Junte as natas e deixe o molho reduzir um pouco. Bata o molho no copo misturador e tempere-o com sal e pimenta.

Aqueça as restantes duas colheres de sopa de manteiga, junte os tornedós e frite-os dos dois lados de 3 a 5 minutos a gosto. Tempere com sal e pimenta e coloque uma fatia de Roquefort sobre cada um. Tape a frigideira durante uns momentos até o queijo derreter. Distribua os tornedós e o molho por 4 pratos.

Beringelas gratinadas com queijo




Ingredientes:

2 beringelas pequenas
fatias finas de queijo mozzarella
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 pimento morrone
sal e pimenta


Preparação:

Aqueça o forno. Numa tigela, misture o azeite com os alhos bem picadinhos, pimenta e um pouco de sal.
Lave as beringelas, limpe-as e corte-as em rodelas com 1 cm de espessura. Regue com o tempero anterior.
Ponha a alourar no forno durante 3 min. de cada lado. Retire do forno e coloque uma fatia de queijo mozarella sobre cada uma.
Decora-se com fatias de pimento morrone e leva-se a gratinar no forno até o queijo derreter. Servem-se quentes.

Aspargos gratinados




Ingredientes:

24 aspargos
1 pacote de queijo ralado
1 chávena almoçadeira de Bechamel
pimenta e noz moscada
sumo de limão
margarina


Preparação:

Arranje e coza os aspargos se não forem de lata. Escorra e coloque-os lado a lado num pirex, com as pontas todas do mesmo lado. Cubra-os na zona central com o molho Béchamel bem temperado com pimenta um pouco de noz-moscada e uns pingos de sumo de limão. Polvilhe com o queijo ralado e nozinhas de manteiga ou de margarina. Leve a gratinar em forno quente até alourar. Sirva imediatamente.

(Se quiser fazer com manda a tradição de que os aspargos se comem à mão, enrolar cerca de 5 cm do “pé” do aspargo em papel de alumínio para que não fique coberto com os temperos e antes de ir à mesa tira o papel de alumínio de forma a que o “pé” do aspargo esteja limpo para se poder pegar.)