SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

31 outubro 2006

Cheese-Cake





Ingredientes:

1 pacote de bolachas Maria
125 gr de manteiga sem sal (Becel)
4 queijos frescos (dos pequenos)
4 dl de natas
6 colheres de sopa de açúcar
4 folhas de gelatina branca
1 frasco de doce de framboesas (facultativo)

Preparação:

Picam-se as bolachas na 123, juntam-se à manteiga derretida e forra-se a tarteira, de preferência com fundo amovível, leva-se ao congelador enquanto se prepara o creme. A base pode ser substituída por uma base de bolo já feita que se vende no hipermercado e nesse caso não vai ao congelador (mas não é tão bom).

Num recipiente põem-se os queijos frescos, as natas, o açúcar e as folhas de gelatina previamente dissolvidas num pouco de água. Bate-se e deita-se o creme na tarteira e leva-se de novo ao congelador. Duas horas antes de servir, retira-se do congelador e barra-se a superfície com doce de framboesas, deixa-se no frigorífico até à altura de servir.

(O doce de framboesas é facultativo, eu faço normalmente sem doce nenhum)
Massa base para crepes doces, chineses, salgados....
(Receita da Suzana)


Ingredientes:

100 gr. de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de manteiga derretida
1 chávena de chá de leite
2 ovos inteiros
1 pitada de sal

Preparação:

Derretes a margarina e misturas todos os ingredientes. De preferência bate tudo com a varinha mágica porque ficam sempre grumos. Depois untas uma frigideira anti-aderente com um niquinho de óleo num papel absorvente e quando estiver quente, deitas uma concha de massa.
Espalhas bem pela frigideira e quando começar a despegar se não conseguires pegar com as mãos viras o crepe para um prato e cozes o outro lado. Depois tiras e é so repetir a operação.
Não te esqueças de untar sempre a frigideira antes de colocar cada concha de massa.
Pão com Chouriço
(Receita da Juanita)

Ingredientes:

800 gr de farinha
30 gr de fermento de padeiro ou fermento de padeiro em saquetas
sal qb
agua morna qb
chouriço, queijo/fiambre

Preparação:

Juntar a farinha com o fermento de padeiro (se for do de saquetas basta umae é só juntar à farinha, se for o fermento de padeiro "normal" tem de se dissolver num pouco de água morna). Depois de ter a farinha e o fermento juntos, aos poucos junta-se água morna até obter uma massa que não se pegue às mãos. Deixa-se levedar pelo menos 2 horas.
Na bancada espalha-se um pouco de farinha e pega-se em bocados de massa que se estica com o rolo da massa. Põe queijo/fiambre ou chouriço e enrola-se.
Num tabuleiro enfarinhado vai ao forno mais ou menos 20 minutos.