SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

14 fevereiro 2007

Bifes com cogumelos e Porto





Ingredientes:

4 bifes do lombo (tornedós)
pimenta preta
400 grs de cogumelos
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cebola finamente picada
1,5 dl de natas
1 colher de sopa de mostarda (tipo Dijon)
sal
1 dl de vinho do Porto
1 dl de caldo de carne


Preparação:

Tempere os bifes dos dois lados com pimenta preta. Prepare os cogumelos e corte-os em quartos ou fatias. Leve os cogumelos a estufar com uma colher de manteiga e a cebola picada. Quando os cogumelos estiverem prontos regue-os com as natas nas quais dissolveu a mostarda. Deixe cozer um pouco sobre lume brando. Tempere com sal e pimenta. Aqueça duas colheres de manteiga numa frigideira e sobre lume vivo aloure os bifes dos dois lados. Tempere com sal. Reduza a temperatura e deixe cozer um pouco (a seu gosto).
Retire os bifes da frigideira e coloque-os num prato sobre água a ferver (para não arrefecerem). Na frigideira em que alourou os bifes deite o vinho do Porto e o caldo de carne. Esfregue o fundo da frigideira com uma colher de pau para desfazer os resíduos. Deixe reduzir. Fora do lume junte uma colher de manteiga e mexa. Coloque os bifes na travessa, contorne-os com os cogumelos e regue tudo com o molho. Acompanhe com florões de massa folhada ou triângulos de pão torrado e agriões.

Sem comentários: