SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

13 fevereiro 2007

Mousse de Camarão





Ingredientes:

2 kg Camarões
2 Cebolas picadas
4 Cenouras em rodelas
1 folha Louro
1/2 copo Vinho Branco
2 chavenas de Molho Bechamel
1 Clara de ovo
sumo de 1 Limão
4 folhas de Gelatina
2 dl Natas
1 cálice Vinho do Porto
1 lata Trufas
Azeite fino q.b.
Sal q.b.


Preparação:

Põem-se os camarões a cozer em água temperada com as cebolas, as cenouras, o louro, o vinho e sal ao paladar. Esmagam-se bem as cascas e as cabeças e incorpora-se-lhes o molho Bechamel. Leva-se tudo ao lume, mexendo sempre e passa-se pela peneira, forçando bem para que fique um creme espesso.
Côa-se a água de cozer os camarões e põe-se a apurar até se obterem somente umas 4 chávenas (de chá) de líquido. Adicionam-se-lhe então a clara, o sumo de limão, a geletina, sal a gosto e leva-se ao lume mexendo sempre até levantar fervura, muda-se para fogo brando e deixa-se aí durante um quarto de hora.
Passa-se tudo por um guardanapo molhado, forçando bem ao passar. Junta-se o creme de camarão à gelatina, às natas, e ao vinho do Porto e verificam-se os temperos. Unta-se com azeite uma forma lisa, no fundo da qual se põe uma camada de trufas cortadas e camarões formando feitios. Em seguida, uma camada de gelatina, novamente trufas e camarões, e assim até acabar de encher a forma, terminando com a gelatina. Guarda-se no frigorífico, de um dia para o outro. Serve-se numa travessa fina pousada sobre água e gelo.

Sem comentários: