SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

13 fevereiro 2007

Perdiz com Nozes




game hen


Ingredientes:

2 perdizes
2 dl de vinho branco
1/2 copo de azeite
1/2 limão
1 cebola
1 cenoura
sal
pimenta em grão
louro
tomilho
salsa
100 grs de toucinho
6 cebolinhas
50 grs de manteiga
1/2 copo de aguardente
50 grs de nozes
4 fatias de pão de forma


Preparação:

Prepare as perdizes, corte-as ao meio e ponha-as a marinar no vinho branco com o azeite, o limão cortado em rodelas, a cebola e a cenoura também cortadas em rodelas.Tempere com sal, pimenta em grão,louro, tomilho e salsa. Deixe as perdizes nesta marinada durante 24 horas, se forem tenras e 48 horas se forem velhas. Corte o toucinho em quadradinhos e aloure-as com as cebolinhas e a manteiga.Introduza as meias perdizes e deixe alourar de todos os lados.
Em seguida, regue com a aguardente e puxe fogo, agitando a caçarola para permitir que o álcool arda todo. Deixe cozer suavemente. Tire as perdizes do tacho e ao molho que ficou na caçarola adicione o líquido da marinada passado pelo o passador. Junte as nozes picadas e deixe ferver até reduzir para metade.Rectifique os temperos. Coloque as fatias de pão de forma, previamente torradas ou fritas, numa travessa de serviço e sobre cada fatia ponha meia perdiz. Regue com o molho, enfeite com meias nozes, agriões e acompanhe com ervilhas à inglesa ou com couves-de-bruxelas estufadas.
Notas:
De preferência perdizes selvagens, de sabor mais forte do que as de aviário. Na impossibilidade de ter as autênticas, duplique o tomilho e o louro.
O toucinho deve ser cortado numa só fatia para se obterem quadradinhos.
Para preparar o canapé para a perdiz, dê preferência ao pão de forma inteiro para poder cortar as fatias com a espessura desejada. Neste caso, com 2 cm. Apare as côdeas.

Sem comentários: