SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

04 março 2007

Bolo de Frutos




Este bolo foi meio inventado por mim... andei a tentar inspirar-me aqui nos meus livros de receita e tirei um bocadinho daqui e dali, aproveitando o que cá tinha em casa.

Ingredientes:

150 gr. de farinha Branca de Neve para Bolos
1 colher de sobremesa de fermento
4 ovos
100 gr. de açúcar amarelo
100 gr. de manteiga (uso Becel Culinária)
100 gr. de miolo de noz picado
100 gr. de amêndoa laminada
100 gr. de ananás cristalizado
100 gr. de papaia cristalizada
1 dl de Whisky
1 dl de Vinho do Porto
raspa de 1 limão

Preparação:

Bater a manteiga com o açucar amarelo, juntar os ovos inteiros 1 de cada vez batendo bem (para a proxima vez vou juntar só as gemas e depois as claras batidas em castelo, acho que fica mais fofinho).

Quando o creme estiver homogeneo deitar a farinha peneirada e o fermento, continuar a mexer e no fim os vinhos e a raspa do limão. Quando estiver tudo bem ligado juntar a amêndoa laminada, o miolo de noz moido grosseiramente e os frutos cristalizados que eu tinha em cubinhos, piquei cerca de metade e deixei o resto ir aos cubos.
Barrar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha, despejar a massa e vai a forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 45 minutos.

8 comentários:

Smas disse...

HUmm, eu às vezes também invento umas coisas, mas olha que esta tua invenção tem muito bom aspecto!!!
BJs

ALEXIA disse...

não roubei nada hoje :(

não gosto de bolo com frutas

não sou muito de bacalhar

buaááááá

Lau disse...

Oi
Bem tens aqui receitas fantasticas, vou querer exprimenta-las o problema e que muitas delas são um pecado para a balança.
Jokitas

Ana Bastos disse...

olá! hoje finalmente vi as receitas, bem... são uma tentação! Da´uma vontade... não s nada light, mas pecar de vez em quando não faz mal... eheheh, bjinhu

zana disse...

olá já visito o teu blog há algum tempo.beijinhos

carmo disse...

ola gi, obrigada pela tua visitinha e ja agora o teu bolo de frutos parece delicioso...hum,.. vou experimentar.nao consigo comentar no; porque sorri gioconda;mas vim por este, um beijinho para ti e mais uma vez obrigada por te preocupares comigo.

carmo disse...

ola gi, obrigada pela tua visitinha e ja agora o teu bolo de frutos parece delicioso...hum,.. vou experimentar.nao consigo comentar no; porque sorri gioconda;mas vim por este, um beijinho para ti e mais uma vez obrigada por te preocupares comigo.

Maria disse...

Olá gio
Há já algum tempo que sabia do seu blog e consegui finalmente partilhá-lo. Bem haja pelo mesmo. Vou concerteza ser uma visita assídua e experimentarei as suas delícias. Só de ver já é uma tentação. Dar-lhe-ei depois as minhas impressões. Bjs