Fondue Bourguignone




Existem vários tipos de Fondue... Fondue Bourguignone que é o que eu fiz e é feito com óleo, Fondue à Chinesa (fondue com caldo de carne ou bouillon), Fondue Grego, Fondue Oriental, Fondue de Queijo e Fondue de Chocolate.

Decidi mostrar-vos aqui como fiz o Fondue no Sábado passado para 4 pessoas e deixar-vos com as quantidades necessárias para um jantar de sucesso.... o meu correu lindamente, começamos por volta das 19,30 com as entradas (que não vou por aqui, acho que não vale a pena, mas que passaram por anchovas com alcaparra, pates diversos e queijos em cubinho e conservados em azeite com azeitonas, azeite com pimentos morrone, etc) e terminamos o café eram 23,40.... se alguém tiver dúvidas pode por aqui ficar com umas ideias...

Este era o aspecto geral da mesa...


Quantidade de carne, aproximadamente 1,200 (fiz uma média de 300 gr. por pessoa e foi suficiente) sobrou ainda uma porção pequenita.

Para não estar a fritar batatas porque alem de dar uma trabalheira demora imenso tempo, comprei batata as rodelas pré-frita e assei no forno. Estas batatas são muito saborosas e assam-se sem rigorosamente gordura nenhuma nem qualquer espécie de tempero, é so ir abanando o tabuleiro até que as batatas tenham um aspecto solto e estaladiço.... alem disso como assam sozinhas deixam-nos muito mais tempo para tratarmos por exemplo das frutas...


Frutas usei para as 4 pessoas... e optei por fazer um pratinho para cada um, duas laranjas médias, uma banana grande, dois kiwis, uma fatia de melão bastante grande, um pêssego, duas rodelas de abacaxi, uma manga média, 8 morangos e um caxo de uvas, em bagos.

Fiz também uma salada de alface, rúcula, agrião e cenoura ralada


Os molhos não estive para os fazer, porque eu já ia chegar a casa praticamente à hora marcada para o jantar por isso comprei já feitos, porque não são assim muito caros e dá muito menos trabalho (eu adoro coisas que não dêm trabalho), foram então maionese simples, molho picante, molho de caril, molho de cocktail (com wisky), molho de alho e molho de pimenta verde.



A panela é posta ao lume no fogão (pus-lhe litro e meio de oleo de soja) com um dente de alho lá dentro... quando o dente começa a fritar é sinal que está pronto o óleo. Duas rolhas de cortiça lá dentro para não deixar o oleo espirrar.... e foi para a mesa para cima da lamparina (cheia de alcool azul "desnaturado")

E pronto... depois disso foi só atacar no petisco... com muita gargalhada, muito espeto trocado, tudo bem regado com um tinto Dão para dois (os convidados) e um Porta da Ravessa branco fresquinho para outros dois (eu e o meu rapaz)....


De sobremesa, fiz um semifrio de Ananás para não ser nada muito enjoativo.... a receita já a seguir.

Comentários

maria-joão disse…
Lindissima a mesa mas... este "cozinhado"... para mim não, muito obrigado.
Anónimo disse…
bem... q mesa linda e bem arranjada!
opa achei interessante a receita, mas mt complicado pra mim q sou 1 autentica trapalhona llooll
beijocas grandes
Elvira disse…
O meu marido é louco por estas coisas! :-)
Luna disse…
Eu gosto imenso de fondue... uma vez fizemos lá em casa dos meus pais, e sabes o que eu e o meu love gostámos mais de fazer? Os molhos!!! hihihi temos tanta imaginação os 2 para isso, q as 6 tacinhas eram poucas :P
Mas, gostei mto da tua mesa... qdo fizemos lá em casa, tb acompanhámos com fruta e mta salada :)
1000 beijinhos

PS: O truque da rolha e do dente de alho é que n sabia, gostei sim srª
Anónimo disse…
olá visito os teus cantinhos regularmente, contudo acho que nunca comentei! Pessoalmente simpatizei logo contigo e também admiro as tuas receitas, é pena não as poder copiar, ou seja, se as quiser fazer tenho q apontar num papel ou ter o computador ligado e ir vendo. Eu sei que são da tua autoria, mas realmente gostava de fazer algumas que já postaste... Por exemplo o semi-frio de ananás,o doce de palitos de la reine, a lasanha de bacalhau, o chiffon de chocolate, empadão de soja, bacalhau com natas fácil,brigadeirão, etc. Realmente têm um aspecto apetitoso... Eu sei que é pedir muito mas não seria possivel enviares-me por mail?!
susana_paiva@hotmail.com
SODALITA disse…
Olá gio:

Fizeste me lembrar a minha passagem de ano... supostamente tb era assim com este fondue!! mas o fondue da minha querida amiga D. começou a derreter imagina!! os garfinhos mal lhe conseguiamos pegar e a parte onde se agarra de plástico começou a derreter!! o conjunto era lindo... mas foi directamente para o lixo!! Comprem UM BOM!! o teu parece me excelente!

loool... episodios á parte tb gosto mt de fondue... naco na pedra.. HUMM!!
Helena disse…
Pá, vim ao "cheiro" das coxinhas e levo com o fondue de novo, Ó Gioconda Manuela, vê lá isso, quero novidades, quero novidades!
Carla Dias disse…
Olá, as tuas receitas tem um aspecto divinal, ainda vou experimentar umas coisinhas :) Bom fim de semana. Jinhosss

Carla Dias
Misshiva disse…
Adoro fondue, esse tem um aspecto muito bom.
Obrigada pela passadinha no meu blog, tens coisas muito apetitosas, vou passar cá mais vezes :)