SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

28 março 2007

Perna de Borrego Assada com Batatas à Padeiro






Ingredientes:

1 perna de borrego (1,5 kg)
4 dentes de alho
3 cebolas grandes
2 colheres de sopa de colorau
3 folhas de louro
3 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite
1 ramo de salsa
folhas de hortelã q.b.
sal
cravinhos
pimenta em pó e em grão q.b.
1 kg de batata


Preparação:

Comece por arranjar a perna de borrego: com a ajuda de uma faca afiada, corte o bedum que se encontra na perna e que dá mau sabor à carne, assim como as gorduras em excesso.
Corte 1 das cebolas em rodelas finas, cortando também 2 dos dentes de alho. Tempere a carne com esta cebola e estes alhos, assim como com 1 das colheres de sopa de colorau, sal, pimenta em grão, 2 das folhas de louro partidas aos bocadinhos, salsa, hortelã e cravinhos. Regue com vinho branco e deixe marinar de um dia para o outro, regando com o próprio molho de vez em quando.
No dia seguinte regue com metade do azeite. Leve tudo ao forno dentro de uma assadeira e deixe assar a 180º C durante cerca de 1 hora e meia, regando de vez em quando com o próprio molho.


Enquanto a perna assa, prepare as batatas: lave, descasque e corte as batatas em gomos. Corte as cebolas em meias-luas finas e pique grosseiramente os alhos. Coloque as batatas num tabuleiro, polvilhe com as cebolas, os alhos, o restante colorau, o louro, pimenta e sal, regando finalmente com o restante azeite. Misture tudo e leve ao forno a 200º C durante 45 minutos. Depois de assadas as batatas, pode juntá-las à perna de borrego, para que ganhem mais gosto. Polvilhe tudo com salsa picada e sirva.

4 comentários:

Bia disse...

ora aqui esta 1 receita q nao experimentei ainda :-)

assados só fiz 1 vez em casa mas tb ainda estou no inicio das experiencias :-)

beijinho

buxi disse...

isto tem muito bom aspecto. Deixa eu chegar ao fim da dieta que depois digo-te...
beijokas!

Anónimo disse...

A perna de borrego não deve ser demasiado temperada, pois isso mascára o seu extraordinário sabor.
Os puristas aconselham apenas sal, alho e azeite.
E deve (como todo o borrego, aliás) ficar rosada depois de cozinhada. O máximo deve ser 20 minutos por cada meio quilo e a 160 graus. Ora aqui temos meia hora a mais de assadura e a uma temperatura superior. Aconselho-a também a "selar" a carne (um esticão na entrada do forno, aquecido ao máximo, que depois se coloca na temperatura correcta.

Assim, ele perde menos sucos e coze no seu próprio "molho".

Experimente...

RS

Anónimo disse...

merda