SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

28 março 2007

Sardinhas Doces




Tipico da Beira Alta

Ingredientes:

Para a massa:

- 1 ½ Chávena de chá com azeite
- 250g de farinha de trigo
- 2 Ovos
- 1 ½ Colher de chá com canela
- 1 Pitada de sal fino
- Agua q.b. para amassar
- Raspa de meio limão


Para o recheio:

- 300g de açúcar
- 8 gemas batidas
- 200g de miolo de amêndoa pilado
- Agua q.b.


Para a cobertura:

- 5oog de açúcar
- 1 Tablete de chocolate de cobertura (400g)
- 1lt de Agua


Nota: Irá ainda ser necessário óleo para fritar e açúcar para polvilhar.



Preparação:


Para a massa:

Coloque a farinha num alguidar com a canela, aqueça o azeite e a agua (a ferver) e deite-o assim sobre a farinha, para a escaldar, e mexa imediatamente muito bem com uma colher de pau. Junte os ovos e comece a amassar. Acrescente um ovo se a massa estiver muito espessa, caso contrário acrescente farinha, até obter uma massa fofa e moldável. Faça uma bola, embrulhe-a num pano e deixe descansar.


Para o recheio:

Triture as amêndoas; deite num tachinho o açúcar e a agua, leve ao lume para ferver 5 minutos, até obter o ponto pérola muito leve (o lume pode estar forte até levantar fervura, depois reduza-o); retire do lume e junte primeiro as amêndoas moídas. Só depois adicione em fio as gemas previamente batidas (se necessário passe-as por um passador).

Mexendo sempre com uma colher de pau; volte a levar ao lume; continue a mexer cuidado para não deixar agarrar ao fundo; deixe levantar fervura e engrossar durante 1 minuto; retire do lume e deite numa tigela para arrefecer.

Estenda a massa com o rolo sobre a mesa de modo que fique com 1 ou 2 milímetros de espessura. Com uma colher das de sopa, coloque um montinhos de recheio um pouco afastados do bordo da massa, dobre a massa para cobrir o recheio, aconchegue e corte com a carretilha dando-lhe o feitio de sardinha.

Não se esqueça de dar dois cortes na cauda para imitar bem, aperte com os dedos ambas as extremidades.

Ao mesmo tempo que estende as sardinhas, ponha bastante óleo a aquecer, não deixe secar muito a massa depois da sardinha feita, pois podem rebentar ao fritar. Depois de fritas, coloque-as sobre uma grade para arrefecerem.


Para a cobertura:

Deite num tachinho a tablete de chocolate em pedacinhos com o açúcar e a agua; leve ao lume. Quando derretido, e verificar que ele cola nas paredes do tacho está pronto. Não se esqueça de mexer sempre. Passe as sardinhas, uma a uma pelo chocolate. Polvilhe-as agora com o açúcar areado.

12 comentários:

turbolenta disse...

?????????
?????????
!!!!!!!!!
!!!!!!!!!
Mais parece receita para o Carnaval.
Estás a brincar?
Sardinhas com chocolate?
Não me cheira . não.

turbolenta disse...

É assim
Eu li
Juro que li
só que não sei o que aconteceu.
Olhei para o boneco e como vi sardinhas,pensei: lá está ela a brincar!
Foi assim tal como eu escrevi.A imagem sobrepos-se à leitura.

dharma disse...

Estas sardinhas são de Trancoso, da minha terra, lol. São uma delicia mas verdadeiras bombas calóricas. Quando for a Trancoso já sei o que te trago, lol.

Marcia disse...

EStou na caça de receitas diferentes de sardinhas... mas nem tanto. Não imagino o cheiro de sardinha+chocolate...nunca vi isto em Trancoso, Bahia, será outro Trancoso!!! Fiquei curiosa...aliás, curiosíssima...

Claudia disse...

Olá!!!
Andava eu a pocura da receita de sardinhas doces, qdo me deparei com este blog e com os comentarios que aqui ficaram em relação a este doce conventual genunino de Trancoso.
Asseguro-vos que é uma delicia bastante cara. Uma receita facil de fazer mas com lgumas horas de trabalho.
Um beijinho muito grande e exprimentem porque é um doce muito, muito bom.
Cláudia Rebelo

Anónimo disse...

Burros estrupicios. Alguém vê sardinhas nos ingredientes? A unica coisa q se assemelha a peixe é a forma do doce.

Fábio Paulos disse...

um belo doce :D

Anónimo disse...

Olá , também fui á procura das sardinhas doces, e provei.de sardinhas só tem o feitio, mas são muito boas, um pouco calóricas, mas passei por Trancoso e provei . gostei:)

Anónimo disse...

ola eu sou de trancoso a minha mae faz sardinhas doces e ninguem reclamou e podem falar mal delas mas quando as provarem ate se vao saburiar vao ver!!!! :)

Anónimo disse...

Esta receita de Sardinhas http://www.receitasja.com/sardinhas-a-tanoeiro/, é muito boa, agora vou exprimentar essa ai.

Anónimo disse...

O meu curto comentário e só alertar que as Sardinhas Doces de Trancoso têm alguns segredos por isso há que ter cuidado com o que a casa da Prisca tanto delas fala. Isto não e um aviso nem tao pouco uma ameaça. Façam o que fazem bom nos Gourmet e na salchicharia assim como nos vossos saborosos enchidos. Porque em relação as Sardinhas Doces deixem isso sim pra as doceiras que sabem bem os seus verdadeiros segredos. E não aquela que aqui esta escrita que e uma pura e a mais reles receita que já algumas vezes vi falar e uma pura aberração.

fdefranco disse...

A receita não esta correcta pois terão muito para conseguir o seu verdadeiro segredo.