Bolo folhado




Este bolo apesar de ter sido um sucesso junto da minha mãe e do meu marido tenho que confessar que não fiquei grande fã.... tirei-o do Blog da Mónica , o Diário de Cozinha.

Ingredientes:
5 ovos
o peso de 3 ovos em açúcar
o peso de 2 ovos em farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 placa de massa folhada

Para o recheio e cobertura:
250 ml leite
250 ml água
2 ovos
2 gemas
200 g açucar
80 g farinha de trigo
1 pau de canela



Confecção:
Estender a placa de massa folhada e picar a superfície com um garfo. Levar a forno quente e deixar cozer.

Preparar o bolo:
Misturar as gemas com o açúcar e bater muito bem até ficar um creme fofo. Bater as claras em castelo e peneirar as farinhas e o fermento. Envolver com cuidado e juntar alternadamente as claras e a farinha.Vai ao forno a cozer numa forma redonda sem buraco untada e polvilhada. Deseformar e deixar arrefecer.

Preparação do creme:
Juntar a farinha, o açúcar, ovo, a gema e mexer bem. Levar ao lume a mistura de leite e água e pau de canela até ferver. Juntar esta mistura à massa e mexer bem com a vara de arames. Levar ao lume e deixar cozer até obter a consistência desejada, mexendo sempre. Transferir o creme para outro recipiente para parar a fervura e não ganhar grumos.

Montagem do bolo:
Cortar o bolo em camadas. No prato de servir colocar uma camada de bolo e barrar com o creme. Por cima colocar a massa folhada e voltar a barrar com o creme. Repitir esta operação até terminar com uma camada de bolo.Por fim barrar com o restante creme e decorar a gosto.

Comentários

Anónimo disse…
Até pode ser bom, mas pela foto não me encantou lol, sabes os meus olhos tb comem eh eh
Grande Beijo.
Elvira disse…
Até tem bom aspecto. Mas deve ser um pouco pesado, não...?
Mónica disse…
mas ficou muito bonito!

para a próxima farei num tabuleiro quadrado para ficar menos alto e com recheio de doce de ovos em vez do creme pasteleiro

depois digo se ficou melhor,

Beijinhos!
Unknown disse…
oi, meu nome é marcia e gostaria de dizer que esse bolo me deixou de cabelo em pé, pois recebi uma encomenda dele e não sabia como fazer.Então procurei na internet e encontrei esta receita da mônica e aperfeiçoei do jeito que me pediram. fiz o recheio de doce de leite com ameixas e decorei dos lados com chantilly e em cima piqueia massa folhada, ficou muito bonito e gostoso, só não fez muito sucesso com a criançada. Taí mais uma dica para quem quizer. Beijos.