SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

04 outubro 2014

Picanha ao Sal




Sou apaixonada por picanha, mas aquela picanha grelhada fininha que como na Mercearia Vencedora não consigo nunca fazer em casa e de todas as vezes que a fiz já fatiada por um motivo ou outro nunca gostava muito, então ensinaram-me uma vez a fazer esta receita e daí para a frente são muitas as vezes que faço este prato em casa.

Compro a picanha no Talho, vem congelada como se pode ver na primeira foto. Na ante vespera da fazer, descongelo-a, na véspera tempero-a apenas com um pouco de alho picado, Manjericão e Erves de Provence. Apenas por cima da carne, da gordura não vale a pena.


Na hora de fazer o jantar, despejo num tabuleiro um quilo de sal grosso, faço uma "cama" e ponho a picanha com a carne virada para baixo e a gordura para cima. Rigorosamente mais nada. Vai ao forno cerca de 30 a 45 minutos a assar na sua própria gordura.


Ao fim desse tempo, tiro o tabuleiro do forno, viro a picanha com a carne para cima e deixo ficar mais uns 20 a 30 minutos para tostar, normalmente nessa altura em que a viro faço-lhe uns golpes para que a assadura "entranhe" e a picanha não fique demasiado mal assada. Quando está pronto é toda fatiada. Esta por acaso foi o meu marido com uma faca fininha ainda no tabuleiro que a fatiou. Ele tem mais jeitinho que eu ;)



O acompanhamento varia muito, vai desde batata frita caseira a arroz branco e feijão preto, depende. Desta vez, como o jantar foi para a Lisa e ela ainda está a amamentar, optei por fazer estas batatas que tenho sempre em casa e que se assam sem gordura, portanto não faz muito mal.



Podem ser fritas ou feitas no formo sem gordura. As instruções vêm no pacote. E pronto o resultado final foi este e os convidados não se queixaram nem um bocadinho portanto não devia de estar mau de todo.

9 comentários:

Cláudia A. disse...

A picanha parece ótima mas as batatinhas me fizeram suspirar.

Elvira disse...

Costumo sempre preparar a picanha no churrasco, mas para a próximo, vou experimentar assim. Parece deliciosa!

Docescozinhados disse...

Interessante essa forma de preparar picanha! Não conhecia!

VIda disse...

oi!!
eu faço muitos vezes picanha mas em churrasco1!! assim n conhecia ! quem sabe inda faço po maridinho pk eu não gosto!! n consigo ver sangue!! lolol
bjss

colher-de-pau disse...

Eu não sou grande apreciadora de acrne de vaca... mas há lá alguém em casa que vai adorar isto!

Paulo disse...

Gostei desta forma de temperar a picanha e em breve vou fazer.
Ficou deliciosa esta receita!
Um abraço.

Anónimo disse...

Fiz a picanha e pela primeira vez toda a gente comeu e nao reclamou.. Foi dificil fatia-la, por fim conseguimos e adoramos! Boa receita!

laiana ou lina disse...

fiz e ficou uma maravilha mas olha e so nao pode temperar com outros tempeiros.

Anónimo disse...

Acabei de fazer ficou show!
Deixei 30m de cada lado em fogo médio e temperei só com alho e o sal grosso.
O meinho ficou ao ponto como meu marido gosta, pra mim depois de fatiada voltei no forno.
Engraçado como o tempero pega né ohul delicia!
Parabéns