Picanha ao Sal




Sou apaixonada por picanha, mas aquela picanha grelhada fininha que como na Mercearia Vencedora não consigo nunca fazer em casa e de todas as vezes que a fiz já fatiada por um motivo ou outro nunca gostava muito, então ensinaram-me uma vez a fazer esta receita e daí para a frente são muitas as vezes que faço este prato em casa.

Compro a picanha no Talho, vem congelada como se pode ver na primeira foto. Na ante vespera da fazer, descongelo-a, na véspera tempero-a apenas com um pouco de alho picado, Manjericão e Erves de Provence. Apenas por cima da carne, da gordura não vale a pena.


Na hora de fazer o jantar, despejo num tabuleiro um quilo de sal grosso, faço uma "cama" e ponho a picanha com a carne virada para baixo e a gordura para cima. Rigorosamente mais nada. Vai ao forno cerca de 30 a 45 minutos a assar na sua própria gordura.


Ao fim desse tempo, tiro o tabuleiro do forno, viro a picanha com a carne para cima e deixo ficar mais uns 20 a 30 minutos para tostar, normalmente nessa altura em que a viro faço-lhe uns golpes para que a assadura "entranhe" e a picanha não fique demasiado mal assada. Quando está pronto é toda fatiada. Esta por acaso foi o meu marido com uma faca fininha ainda no tabuleiro que a fatiou. Ele tem mais jeitinho que eu ;)



O acompanhamento varia muito, vai desde batata frita caseira a arroz branco e feijão preto, depende. Desta vez, como o jantar foi para a Lisa e ela ainda está a amamentar, optei por fazer estas batatas que tenho sempre em casa e que se assam sem gordura, portanto não faz muito mal.



Podem ser fritas ou feitas no formo sem gordura. As instruções vêm no pacote. E pronto o resultado final foi este e os convidados não se queixaram nem um bocadinho portanto não devia de estar mau de todo.

Comentários

Cláudia A. disse…
A picanha parece ótima mas as batatinhas me fizeram suspirar.
Elvira disse…
Costumo sempre preparar a picanha no churrasco, mas para a próximo, vou experimentar assim. Parece deliciosa!
DocesCozinhados disse…
Interessante essa forma de preparar picanha! Não conhecia!
vida disse…
oi!!
eu faço muitos vezes picanha mas em churrasco1!! assim n conhecia ! quem sabe inda faço po maridinho pk eu não gosto!! n consigo ver sangue!! lolol
bjss
colher-de-pau disse…
Eu não sou grande apreciadora de acrne de vaca... mas há lá alguém em casa que vai adorar isto!
Anónimo disse…
Gostei desta forma de temperar a picanha e em breve vou fazer.
Ficou deliciosa esta receita!
Um abraço.
Anónimo disse…
Fiz a picanha e pela primeira vez toda a gente comeu e nao reclamou.. Foi dificil fatia-la, por fim conseguimos e adoramos! Boa receita!
Unknown disse…
fiz e ficou uma maravilha mas olha e so nao pode temperar com outros tempeiros.
Anónimo disse…
Acabei de fazer ficou show!
Deixei 30m de cada lado em fogo médio e temperei só com alho e o sal grosso.
O meinho ficou ao ponto como meu marido gosta, pra mim depois de fatiada voltei no forno.
Engraçado como o tempero pega né ohul delicia!
Parabéns