SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

26 fevereiro 2007

Bolo Mármore







Esta receitinha foi retirada do blog Café com Sobremesas da tmsa, mas quando fui agora buscar o link para lhe dar os devidos créditos verifiquei que também ela a tinha retirado do Diário da Cozinha da Mónica que afinal eu já visito ainda há mais tempo....

Ingredientes:

6 ovos
2 pacotes de natas
2 colheres de sopa de manteiga
2 chávenas almoçadeiras de açúcar
2 chávenas almoçadeiras de farinha
2 colheres de chá de fermento
6 colheres de sopa de chocolate

Preparação:

Misturar as gemas com o açúcar. Acrescentar as natas e a manteiga derretida. Continuar a mexer. Adicionar a farinha, onde se misturou o fermento, alternando com as claras batidas em castelo. Dividir a massa em duas partes e misturar o chocolate numa delas. Colocar as duas massas alternadas na forma untada com manteiga e polvilhada de farinha. Com uma colher envolver as massas cuidadosamente. Levar ao forno a 170 graus durante cerca de 1 hora.

22 fevereiro 2007

Bolo de Claras com Nozes



Então lembram-se daquela tarte de Pastel de Nata em que eu disse para não deitarem as claras fora??????

Pois está na altura das deixarem descongelar à temperatura ambiente e juntarem-lhes mais duas... vamos fazer um bolo de claras que eu fui delicadamente "roubar" ao blog da colher-de-pau e que ficou aprovadissimo... embora eu lhe tivesse feito uma alteração.


Ingredientes:

7 claras
100g de miolo de amêndoa (fiz com nozes)
125g de farinha de trigo
2 clh sopa de açúcar baunilhado
250g de açúcar
1 pitada de sal
125g de margarina

Preparação:

Unte muito bem uma forma tipo bolo inglês. Passe as nozes com casca pela máquina de picar. Peneire a farinha. Ponha a margarina a derreter.Junte o sal às claras e bata-as em castelo. Quando estiverem meio levantadas comece a juntar o açúcar aos poucos sem parar de bater. Junte depois a amêndoa e a farinha, mexendo com cuidado. Misture por fim a margarina.

Deite o preparado na forma e leve a cozer em forno moderado durante cerca de 45 minutos.Polvilhe-o com açúcar baunilhado! (Não polvilhei)

20 fevereiro 2007

Coelho à Caçadora




Ingredientes:

1 coelho
vinho tinto
2 cebolas
alho
sal e pimenta
cravinho
1 folha de louro
farinha
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de banha
concentrado de tomate

Preparação:

Corta-se o coelho aos bocados e deixa-se de um dia para o outro a marinar no vinho tinto, cebolas picadas e alho cortado às rodelas, pimenta, cravinho e louro.

Tirar os pedaços de coelho da marinada reservando o liquido, passar por farinha e alourá-los na margarina e banha. Juntar depois as cebolas, alhos, louro e o tomate. Deixar ferver um pouco, juntar o liquido da marinada e rectificar os temperos, o sal só se põe nesta altura. Tapar e deixar cozer suavemente até o coelho estar macio.

16 fevereiro 2007

Algumas partidas

Algumas receitas que pode fazer na sua festa de Carnaval:

Rissóis de algodão

2,5 dl de água;
2 colheres de sopa de azeite;
1 casca de limão;
225g de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
algodão.

Numa panela ferva a água, o sal, a casca de limão e o azeite. Junte a farinha de trigo de uma só vezes, mantenha em lume brando, e bata muito bem com uma colher de pau, com muita força, até obter uma massa que forma uma bola compacta que se descola das paredes do tacho, o que deverá demorar cerca de 2 minutos. Não pare de mexer nunca. Elimine a casca de limão, embrulhe bola de massa num pano de algodão e deixe arrefecer totalmente. Quando fria, trabalhe pequenos pedaços de massa de cada vez, amassando para que a massa fique mais macia. Trabalhe a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha, polvilhando igualmente o rolo da massa. Estenda a massa muito fina e, com um copo, corte-a em rodelas. Peque num pedacinho de algodão, ponha-o no centro da rodela e feche-a. Passe o rissol por farinha, ovo batido e pão ralado e frite-o em óleo.

Tarte de papelinhos

meio copo de água;
2 colheres de sopa de azeite;
300g de farinha;
100g de margarina;
2 ovos;
sal q.b;
papelinhos q.b.

Numa tigela, bata bem os ovos inteiros com o sal. Aqueça a água numa panela juntamente com a margarina e o azeite. Deixe arrefecer um pouco e junte aos ovos batidos, mexendo bem. Incorpore a farinha peneirada e mexa bem, até que a massa se despegue da tigela. Despeje esta massa na pedra da mesa, amasse muito bem e bata ligeiramente. Embrulhe a massa num pano e deixe repousar durante uma hora. Cubra um pirex grande com a massa que estendeu com o rolo (reserve 1/3 para a tampa), de maneira a que ultrapasse um pouco as bordas. Introduza os papelinhos e cubra com uma tampa redonda de massa. Una as bordas da tampa com as do forro da forma, pincele com gema de ovo e leve ao forno a assar, até dourar.

Bolo de iogurte "salgado"

1 iogurte natural;
e utilizando a embalagem de iogurte como medida:

1 medida de óleo;
3 medidas de farinha;
3 ovos;
1 colher de chá de fermento;
sal q.b. (muito...)

Acenda o forno e unte uma forma. Bata muito bem todos os ingredientes, deite a massa na forma e leve a forno médio.

Whisky fingido

Faça chá preto, não muito forte (preocupe-se em que o chá fique da mesma cor que o whisky) e depois de o deixar arrefecer deite-o numa garrafa de whisky vazia.

14 fevereiro 2007

Semana de S. Valentim

Até quarta feira dia de S. Valentim... ficam neste cantinho sugestões de ementas completas compostas por drink, Entrada, Prato de Peixe, Prato de Carne e Sobremesa... divirtam-se... e namorem muito, porque é barato faz bem à saúde...

Kiss





Ingredientes:

3 cl de Vodka
1,5 cl de Licor Cherry Chocolate
1,5 cl de Natas

Preparação:

Batido no shaker. Taça a cocktail.
Decoração: 1 morango no bordo.

Gambas com piri piri



Ingredientes:

1,5 Kg de gambas
2 dl de azeite
1 cabeça de alho
sal e pimenta
6 malaguetas de piripiri
2 colheres de (sopa) de vinagre


Preparação:

Descasque as gambas cruas, conservando-lhes as cabeças. Descasque os dentes de alho e pique-os finamente. Leve o azeite ao lume, numa frigideira. Junte o alho picado e deixe fritar um pouco, sem queimar. Adicione o piripiri, deixe ferver e introduza as gambas. Tempere com o vinagre, sal e pimenta 5 minutos depois. Sirva imediatamente com fatias de pão de segunda.

Bifes com cogumelos e Porto





Ingredientes:

4 bifes do lombo (tornedós)
pimenta preta
400 grs de cogumelos
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cebola finamente picada
1,5 dl de natas
1 colher de sopa de mostarda (tipo Dijon)
sal
1 dl de vinho do Porto
1 dl de caldo de carne


Preparação:

Tempere os bifes dos dois lados com pimenta preta. Prepare os cogumelos e corte-os em quartos ou fatias. Leve os cogumelos a estufar com uma colher de manteiga e a cebola picada. Quando os cogumelos estiverem prontos regue-os com as natas nas quais dissolveu a mostarda. Deixe cozer um pouco sobre lume brando. Tempere com sal e pimenta. Aqueça duas colheres de manteiga numa frigideira e sobre lume vivo aloure os bifes dos dois lados. Tempere com sal. Reduza a temperatura e deixe cozer um pouco (a seu gosto).
Retire os bifes da frigideira e coloque-os num prato sobre água a ferver (para não arrefecerem). Na frigideira em que alourou os bifes deite o vinho do Porto e o caldo de carne. Esfregue o fundo da frigideira com uma colher de pau para desfazer os resíduos. Deixe reduzir. Fora do lume junte uma colher de manteiga e mexa. Coloque os bifes na travessa, contorne-os com os cogumelos e regue tudo com o molho. Acompanhe com florões de massa folhada ou triângulos de pão torrado e agriões.

Sobremesa de leite condensado com merengue




Ingredientes:

5 dl de leite
1 casca de limão
1/2 lata de leite condensado
2 ovos
2 colheres de sopa de maisena
100 grs de açúcar
2 colheres de sopa de açúcar


Preparação:

Ferva o leite com a casca de limão. Numa tigela, misture o leite condensado com as gemas e a maisena. Adicione o leite a ferver, mexendo sem parar. Leve ao lume, para cozer a maisena. Faça um caramelo com 100 grs de açúcar e deite-o no fundo de um prato ou tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa. Deixe arrefecer um pouco e deite dentro o creme preparado. Bata as claras em castelo bem firme e junte as 2 colheres de sopa de açúcar, continuando a bater até obter um merengue. Deite este merengue sobre o doce e leve ao forno para alourar.Sirva a sobremesa morna ou fria.

13 fevereiro 2007

Love




Ingredientes:

5 cl de Gin
0,5 cl de Sumo de Limão
0,5 cl de Xarope de Framboesa
1 Clara de Ovo.

Preparação:

Batido no shaker. Taça a cocktail.

Mousse de Camarão





Ingredientes:

2 kg Camarões
2 Cebolas picadas
4 Cenouras em rodelas
1 folha Louro
1/2 copo Vinho Branco
2 chavenas de Molho Bechamel
1 Clara de ovo
sumo de 1 Limão
4 folhas de Gelatina
2 dl Natas
1 cálice Vinho do Porto
1 lata Trufas
Azeite fino q.b.
Sal q.b.


Preparação:

Põem-se os camarões a cozer em água temperada com as cebolas, as cenouras, o louro, o vinho e sal ao paladar. Esmagam-se bem as cascas e as cabeças e incorpora-se-lhes o molho Bechamel. Leva-se tudo ao lume, mexendo sempre e passa-se pela peneira, forçando bem para que fique um creme espesso.
Côa-se a água de cozer os camarões e põe-se a apurar até se obterem somente umas 4 chávenas (de chá) de líquido. Adicionam-se-lhe então a clara, o sumo de limão, a geletina, sal a gosto e leva-se ao lume mexendo sempre até levantar fervura, muda-se para fogo brando e deixa-se aí durante um quarto de hora.
Passa-se tudo por um guardanapo molhado, forçando bem ao passar. Junta-se o creme de camarão à gelatina, às natas, e ao vinho do Porto e verificam-se os temperos. Unta-se com azeite uma forma lisa, no fundo da qual se põe uma camada de trufas cortadas e camarões formando feitios. Em seguida, uma camada de gelatina, novamente trufas e camarões, e assim até acabar de encher a forma, terminando com a gelatina. Guarda-se no frigorífico, de um dia para o outro. Serve-se numa travessa fina pousada sobre água e gelo.

Ostras no Forno





Ingredientes:

2 dúzias de ostras
2 chávenas cheias de cogumelos laminados
1 cebola picada
1 colher de (sopa) bem cheia de manteiga
1 colher de (sopa) rasa de farinha
1dl de vinho branco
1dl de natas
pão ralado, sal e pimenta q.b.


Preparação:

Abrem-se as ostras e coa-se por um pano húmido a água que deitarem. Coze-se a cebola na manteiga, num tacho tapado, até ficarem transparentes. Juntam-se os cogumelos, cortados em falhas, torna-se a tapar o tacho e deixa-se ferver mais 5 minutos, em lume brando. Deitam-se a água das ostras e o vinho branco, no qual se desfez a farinha, e vai-se mexendo até obter um composto cremoso. Se começar a ficar muito espesso, dilui-se com água morna. Depois de fervinhar alguns minutos retira-se liga-se-lhe a nata e tempera-se com pimenta em pó e sal. Espalham-se as ostras no fundo dum prato pírex untado com margarina, cobrem-se com o creme, polvilha-se levemente com pão ralado, e mete-se no forno.Serve-se sem demora, logo que a superfície estiver corada.

Perdiz com Nozes




game hen


Ingredientes:

2 perdizes
2 dl de vinho branco
1/2 copo de azeite
1/2 limão
1 cebola
1 cenoura
sal
pimenta em grão
louro
tomilho
salsa
100 grs de toucinho
6 cebolinhas
50 grs de manteiga
1/2 copo de aguardente
50 grs de nozes
4 fatias de pão de forma


Preparação:

Prepare as perdizes, corte-as ao meio e ponha-as a marinar no vinho branco com o azeite, o limão cortado em rodelas, a cebola e a cenoura também cortadas em rodelas.Tempere com sal, pimenta em grão,louro, tomilho e salsa. Deixe as perdizes nesta marinada durante 24 horas, se forem tenras e 48 horas se forem velhas. Corte o toucinho em quadradinhos e aloure-as com as cebolinhas e a manteiga.Introduza as meias perdizes e deixe alourar de todos os lados.
Em seguida, regue com a aguardente e puxe fogo, agitando a caçarola para permitir que o álcool arda todo. Deixe cozer suavemente. Tire as perdizes do tacho e ao molho que ficou na caçarola adicione o líquido da marinada passado pelo o passador. Junte as nozes picadas e deixe ferver até reduzir para metade.Rectifique os temperos. Coloque as fatias de pão de forma, previamente torradas ou fritas, numa travessa de serviço e sobre cada fatia ponha meia perdiz. Regue com o molho, enfeite com meias nozes, agriões e acompanhe com ervilhas à inglesa ou com couves-de-bruxelas estufadas.
Notas:
De preferência perdizes selvagens, de sabor mais forte do que as de aviário. Na impossibilidade de ter as autênticas, duplique o tomilho e o louro.
O toucinho deve ser cortado numa só fatia para se obterem quadradinhos.
Para preparar o canapé para a perdiz, dê preferência ao pão de forma inteiro para poder cortar as fatias com a espessura desejada. Neste caso, com 2 cm. Apare as côdeas.

Chiffon de chocolate






Ingredientes:

7 ovos
14 colheres de (sopa) de açúcar
9 colheres de (sopa) de farinha
3 colheres de (café) de fermento em pó
1 colher de (sopa) de chocolate em pó
1 colher de (sopa) de cacau em pó
1 chávena de (chá) de óleo de girassol ou amendoim
1 chávena de (chá) de água


Cobertura:

1 lata de leite condensado
150grs de manteiga ou margarina
3 colheres de (café) de chocolate ou cacau
1 colher de (café de essência de baunilha

Bater a manteiga até ficar cremosa. Adicionar á manteiga o leite condensado e por fim o chocolate ou o cacau e a essência de baunilha.Deixar arrefecer o bolo e só depois barrar com este creme que deverá ir ao frigorífico previamente.

Preparação:
Bater as claras em castelo incorporadas com 2 colheres de fermento em pó e uma pitada de sal. Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e cremosa. Incorpora-se de seguida o chocolate em pó e o cacau. Continua-se a bater juntando a seguir o óleo e a água. Junta-se por fim a farinha cuidadosamente com uma colher de pau e logo que esteja completamente dissolvida, adicionar as claras em castelo pelo mesmo método. Numa forma de fundo falso apenas molhada com água, levar este preparado ao forno em cerca de 50 minutos, à temperatura de 180ºC e na parte intermédia do forno.

12 fevereiro 2007

Champagne Cocktail





Ingredientes:

1 pequeno quadrado de açúcar
2 gotas de Angostura
2 Gotas de Brandy ou Gran Marnier


Preparação :

Faz-se numa flute a champagne. Depois de juntar todos os ingredientes acabar de encher a taça com champagne.
Decoração:
1/2 rodela de laranja
1 cereja vermelha

Se quiser saber mais sobre angostura clique aqui

Ovos com caviar






Ingredientes:

12 Ovos cozidos
Creme para salgadinhos q/b
Caviar q/b
Pedacinhos de camarão q/b


Preparação:

Cozem ao meio-se os ovos, cortam-se ao meio pela largura e cortam-se tambem as pontas para se segurarem de pé. Colocam-se os meios ovos em papel plissado, cobre-se a gema com uma camada de creme para salgadinhos, põe-se ao centro um montinho de caviar, e em volta pedacinhos de camarão.

Cela de borrego com trufas





Ingredientes:

1,400 grCela de Borrego
40 gr Trufas
500 gr Batata
250 gr Cenoura
250 gr Courgette
250 gr Nabo
250 gr Endívias
80 gr Presunto
4 Ovos
4 dl Molho Demi-Glace
400 gr Foie-Gras
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Da cela de borrego retira-se o lombo. Corta-se ao meio de forma a poder rodeá-lo com as trufas laminadas (cerca de 30 gr) e o foie-gras. Enrola-se como se fosse uma tosta. Corta-se a batata em palha e junta-se-lhe a gema. Com esta mistura envolve-se o lombo de borrego.A seguir vai-se corar em óleo o lombo e levando-o ao forno durante cerca de 8 minutos a 150º. O lombo deve ficar mal passado. No fim pressiona-se.
À parte faz-se o molho com as restantes trufas picadas e o molho demi-glace ou molho de carne. Leva-se esta mistura a lume brando, reduzindo até adquirir a consistência desejada. Serve-se o molho no momento. Acompanha com legumes cozidos e endívias estufadas com presunto (num tacho com muito pouca água coza as endívias e o presunto em juliana durante 10 minutos). Decora-se o prato com um ramo de alecrim.

Crepes flamejados





Ingredientes:

Para a massa:

225 grs de farinha
2 dl de leite completo
3 ovos
sal q.b.
2 colheres de sopa cheias de manteiga
1 colher de sopa de açúcar


Para o recheio:

100 grs de açúcar
1/2 manga
50 grs de morangos ou outra ao gosto
2 kiwis
1/3 de uma maçã
1 vagem de baunilha
gelado ao gosto q.b.


Preparação:

Primeiro os crepes:

Numa taça ponha a farinha o açúcar e o sal. Abra uma cavidade no centro e ponha os ovos ligeiramente batidos, misture tudo muito bem. Adicione o leite e, com a vara de arames bata bem para que fique uma massa lisa sem grumos.Por fim junte a manteiga derretida mas não quente e ligue sem bater. Deixe a massa a repousar durante 20 minutos. Faça os crepes como habitualmente, untando uma frigideira antiaderente Levando ao lume a aquecer e depois pôr uma concha de massa rodando a frigideira para que fiquem com o formato de discos, e deixar alourar de um lado e do outro. Repetir a operação até acabar a massa.
O recheio:
Cortar todas as frutas em cubos pequenos depois de descascadas. Leve uma frigideira ao lume com o açúcar para fazer um caramelo clarinho. Junte os cubos de fruta e, deixe formar uma calda o que leva +- 2 minutos. Corte a vagem de baunilha ao meio e adicione ao doce.Deixe arrefecer.
Recheie cada crepe (2 crepes por pessoa) com o doce de frutas e feche os crepes no formato que desejar. Ponha os crepes no prato que irá servir com uma bola de gelado ao centro.Com uma pequena quantidade nas laterais do prato de aguardente aquecida puxe-lhe fogo para flambear e sirva em chamas.

09 fevereiro 2007

Valentine's





Ingredientes:

10 de Pisang Ambon
2/10 de Licor de Kiwi
2/10 de Licor de Morango
2/10 de Natas
1/10 de Licor Beirão

Preparação:

O Pisang Ambon e o licor de kiwi são levemente mexidos no copo de misturas (com pouco gelo).O Licor Beirão, as natas e o licor de morango batem-se no shaker e vertem-se para a taça a cocktail, de forma a não misturar com os outros ingredientes.Decoração: Pétalas de ananás, morango, papaia, canela no topo (polvilhar), 1 cereja vermelha no fundo do copo.

Ameijoas com natas






Ingredientes:

1 kg de amêijoas frescas
2 cebolas
3 dentes de alho
2 dl de Natas
2 gemas de ovo
pimenta q.b.
3 colheres de sopa de coentros picados
2 colheres de sopa de manteiga

Preparação:

Ponha as amêijoas em água fria e um pouco de sal para retirar-lhe a areia cerca de 2 horas.Passado o tempo, lavam-se muito bem, e abrem-se ao lume numa frigideira grande, aproveitando todo o líquido que largaram.Leve ao lume, a cebola e os dentes de alho muito bem picadinhos a alourar na manteiga.Tempera-se com pimenta e junta-se o líquido das amêijoas, as Natas e as 2 gemas de ovo batidas. Quando levantar fervura, adicionam-se as amêijoas. Rectifique os temperos.Sirva de imediato polvilhadas com coentros.

Carpaccio de salmão






Ingredientes:

Salmão fresco
Sal grosso
Pimenta em grão
Açúcar
Ervas aromáticas
Brandy
Queijo
Pepino
Pimento verde
Pimento vermelho
Azeite
Limão e mostarda

Preparação:


Marina-se o salmão durante 24 horas. Após essa marinada retira-se o salmão e lamina-se o mais fino possível.O molho é feito com azeite, mostarda e limão. Enfeita-se pondo finas fatias dispostas harmoniosamente em volta do prato e polvilha-se com pimentos verdes e vermelhos, queijo e pepino e coloca-se o molho por cima.
Acompanha com salada. Segue sugestão

Salada de rúcula com Queijo Brie e Nozes





Ingredientes:

Rucola
Queijo Brie
Nozes
Sal e pimenta
Limão
Azeite


Preparação:

Lave e prepare o rucola (já pode encontrá-lo pronta a servir em alguns hipermercados). Corte o queijo Brie em pequenos pedaços, bem como as nozes. Misture os ingredientes e tempere com azeite, limão sal e, se desejar, um pouco de pimenta.

04 fevereiro 2007

Bolo de Vinagre

Ingredientes:

250 gr. de açúcar
4 ovos
125 gr. de fécula de batata
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de vinagre

Preparação:


Bate-se o açúcar com as gemas. Juntam-se as claras em castelo, a fécula e o fermento. Bate-se tudo muito bem e junta-se o vinagre, continuando a bater. Vai ao forno em lume brando numa forma barrada com manteiga e polvilhada com farinha, durante cerca de 45 minutos. É um bolo muito fofinho e sem ser demasiado doce.

Outro rolo de carne picada

Ingredientes:

500 gr. de carne picada
1 carcaça desfeita em leite
1 sopa de cebola
1 pacote de natas

Preparação:

Mistura-se muito bem a carne com o pão desfeito num pouco de leite quente. Estende-se a carne num rectangulo e poe-se por cima o pacote de natas e a sopa de cebola. vai-se levantando dois dos bordos de forma a fazer um rolo. Enrola-se o rolo em papel de aluminio e vai ao forno sem qualquer especie de tempero. Deixa-se cozinhar cerca de 30 a 40 minutos e depois tira-se o papel de aluminio e vai novamente ao forno para tostar por fora, vai tostando e vai-se virando o rolo até ficar todo tostadinho por inteiro.

Eu quando tirei o papel de aluminio juntei-lhe bolinhas de batata "Noisette" (puré de batata em bolinhas pronto para assar ou fritar) e enquanto tostou assaram as bolinhas. Quando me lembrei de pôr aqui a receita já estava quase no fim portanto só sobrou isto ;)