SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

28 maio 2007

Bruschettas à lá "Framboesa"







Estas entradas foram as que a Framboesa nos ofereceu no dia em que fomos jantar a casa dela e eu disse logo que as proximas "vitimas" que viessem jantar cá a casa iam servir de cobaias à minha experiência... e então ontem foi os "L's" que experimentaram esta saborosa entrada.... e parece que não me sai muito mal...

Então aqui fica a receitinha que a Framboesa me deu.


Ingredientes:

Baguetes
Queijo Mozarella palhado
tomate
azeite
alho em pó
oregãos
manjericão
sal e pimenta

Preparação:

Cortar as baguetes às rodelas de mais ou menos 1 dedo de altura. Fazer um corte no "rabo" do tomate em xis e pô-los numa panela com agua a ferver para soltar a pele. Cortar depois de pelado em cubinhos tirando a maior parte das sementes.

Eu como sou preguiçosa e já toda a gente sabe não estou para ter essa trabalheira... usei este tomate o que achei fantástico.

Juntar todos os ingredientes numa tigela e mexer. Em seguida por as fatias de pão num tabuleiro de ir ao forno, deitar uma colherinha da mistura por cima de cada uma delas e um molhinho de queijo. Vai ao forno no grill bem quente o tempo suficiente só para o queijo derreter. Excelente....


21 maio 2007

Mousse de limão





Esta receita quem ma deu foi a Dharma depois de eu a ter provado e adorado em casa dela, mas a sua autora, ou pelo menos "publicadora" foi a Turbolenta do site Petiskaki, e como tal aqui fica a receita tal como ela a publicou.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
sumo de 3 limões médios
raspa de limão

Preparação:

Bater bem as 2 embalagens de natas até fazer chantily. Juntar o leite condensado, bater bem e por fim juntar o sumo dos 3 limões e bater até ficar bem espesso.

Na hora de servir para quem gostar, juntar a raspa de um limão.

11 maio 2007






07 maio 2007

Risotto de frutos do mar





Já uma vez falei sobre este arroz mas não tinha posto fotos em cru. Estes pratos têm MESMO que ser feitos com arroz próprio para Risotto, de preferência arroz arbóreo, este é o que eu uso e compra-se nos hipermercados. Como também já disse, este prato é excelente para aproveitar restos... desta vez, tinha um pacote de "mariscada congelada" em casa....

Outra coisa que eu me tornei fã, é dos ingredientes para os refogados já prontinhos a usar... nunca escondi que sou super preguiçosa e tudo o que me puder "tirar trabalho" para mim.... é optimo. Dai que cebola, alho e tomate eu uso destes.... não obrigatoriamente por esta ordem de marcas... é as que estiverem no supermercado que eu visitar nesse dia.

Agora vamos à receita.....

Ingredientes:
(para dois)

cebola, alho e tomate para o refogado
Becel culinária
pimenta de moinho
vinho branco
1 cubo de caldo de marisco
1 pacote de mariscada congelada
0,75 de agua
200 gr. de arroz arbóreo
meia duzia de camarões cozidos

Preparação:

Levar ao lume num tacho a becel, a cebola, alho e tomate. Deixar refogar ligeiramente, deitar a mariscada e mexer durante cerca de 5/7 minutos. Temperar depois com pimenta moida, um "golinho" de vinho branco e sal (pouco) e deixar cozinhar mas uns 10 minutos.

Entretanto noutro recipiente por a agua a ferver junto com o cubo de marisco.

Juntar o arroz a mariscada e mexer até o arroz absorver todo o liquido. Depois durante 20 minutos vai-se mexendo SEMPRE enquanto se vai juntando a agua aos poucos, de cada vez que se junta uma porção de agua espera-se que o arroz a absorva totalmente, enquanto se mexe. Quando acabarem os 20 minutos o arroz deve ter absorvido a agua mas ter ficado cremoso.

Bolo de maçã e côco





Este bolinho muuuito simpático foi retirado do blog da Cacau, Chocolate e Companhia e só não ficou melhor porque eu so tinha duas maçãs em casa e por iso ficou muito pobrezinho em recheio.... por acaso o meu marido disse que para ele estava optimo e que se tivesse mais maçã não ia gostar tanto.... optimo!


Ingredientes:

4 chávenas de chá de farinha de trigo
3 chávenas de chá de maçã reineta cortada aos pedaços
3 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de coco ralado
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de óleo
6 ovos

Preparação:

Num recipiente, juntar a farinha com o açúcar, o óleo, os ovos, o leite e o coco. Adicionar as maçãs descascadas e cortadas aos cubos. Envolver bem. Levar ao forno em tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha. Quando o bolo estiver cozido retirar e polvilhar abundantemente com coco ralado (Não polvilhei porque eu não gosto muito de côco)...