SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

24 junho 2007

Espetadas de Pescada com Camarão




Esta receita foi-me dada por uma amiga como sendo muito boa mas nunca foi testada por mim, daí que a foto foi tirada da net.

400 gr. de pescada aos bocados
150 gr. de presunto York aos bocados
camarões médios
2 ramos de salsa
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta
Becel culinária

Lave bem os bocados de pescada, procurando que fiquem sem pele e espinhas e corte-os em cubos pequenos. Corte o presunto em cubos aproximadamente do mesmo tamanho.

Coloque o peixe em espetadas de madeira, alternando com os cubos de presunto e o camarão. Tempere com sal e pimenta. Pique os ramos de salsa e misture com o azeite. Unte as espetadas com a mistura de azeite e salsa.

Aqueça uma frigideira anti aderente e frite as espetadas rapidamente de ambos os lados, virando-as quando estiverem douradas. Sirve em seguida bem quentes acompanhadas de salada.

Pode usar-se também em vez deste molho, molho de soja, de mostarda ou de limão e usar-se ervas aromáticas em vez de salsa.

18 junho 2007

Bavaroise de manga



Esta receita foi-me dada por uma colega de trabalho e já a faço ha dois ou três anos e fiz a semana passada num almoço que tive em minha casa só que com a confusão esqueci-me de tirar fotografia e agora fui buscar uma à net. Mas esta é das que eu faço, está testada e aprovada ;)

Ingredientes:

6 ovos
1 lata de 400 gr. de polpa de Manga
100 gr. de açúcar
6 folhas de gelatina
1 pacote e meio de natas

Preparação:

Batem-se as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junta-se a manga e mexe-se. Vai ao lume em banho-maria, mexendo sempre ou ao microondas por um bocado mexe e volta lá. Quando estiver bem quente, juntam-se as folhas de gelatina previamente demolhadas, até derreterem bem. Pôr a arrefecer, mexendo de vez em quando. Juntar as natas e depois de envolver bem, juntar as claras em castelo. Vai ao frigorifico pelo menos por 3 horas

11 junho 2007

Aspargos com queijo ralado



Ingredientes:

2 molhos de aspargos
2 colheres sopa azeite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Preparação:

Lave e seque os espargos. Com um descascador de batatas, retire as partes exteriores mais duras e corte a parte terminal dos talos. Coloque os aspargos, com as pontas voltadas para cima, dentro de uma panela alta. Junte água suficiente para cobrir apenas os talos e tempere. Quando começar a ferver, coza, tapado, até estarem tenros, cerca de 10 a 15 minutos, dependendo da grossura.

Escorra-os e coloque-os num tabuleiro. Regue-os com azeite. Polvilhe com queijo ralado e leve a gratinar no grill do forno até o queijo ficar dourado. Sirva em seguida.

Gelado de Limão light


Ingredientes:

1 copo de sumo de limão
2 copo de água
200 gr. de adoçante em pó
1 clara de ovo
folhas de hortelã


Preparação:

Na batedeira coloque o adoçante, 2 copos de água e o sumo de limão. Misture bem todos os ingredientes até que o açúcar esteja dissolvido. Passe o preparado para uma forma inoxidável ou aluminio de fundo amomivel ou de "usar e deitar fora", previamente arrefecida no congelador e volte com o preparado para lá.

Quando começar a solidificar, bata bem para impedir que se formem cristais de gelo. Quando tiver a consistência de um creme sólido, misture a clara de ovo batida em castelo e ponha novamente no congelador.

Antes de servir o gelado, corte-o aos bocados e bata durante uns segundos para que fique com a consistência de um creme. Faça bolas com a ajuda de uma colher de gelado, distribua por taças e decore com a hortelã.