SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

16 agosto 2007

Rolo de carne picada






Esta receita foi-me dada por uma amiga minha assim como a ponho aqui, mas em casa, faço-a muitas vezes porque é pratica e simples e vou-lhe pondo ou tirando algum ingrediente dependendo do que tenho em casa, mas o sucesso é sempre garantido.

Ingredientes:

600 gr. de carne picada (eu uso metade carne
de porco e metade carne de vaca)
3 ovos + 1 ovo
1 carcaça e leite para a demolhar
2 ou 3 cenouras
cebolas
sal, pimenta e alho em pó
azeite
Becel culinária


Preparação:
Cozer 3 ovos. Fazer uma "almondega gigante" com a carne, 1 ovo cru e uma carcaça demolhada em leite (se a quantidade da carne for 1 kg ou superior, por dois ovos e 2 carcaças), temperar com sal, pimenta e alho em pó, amassar tudo muito bem e estender numa tabua de apoio. Fazer um "rectangulo" e rechea-lo com os ovos cozidos inteiros e tiras de cenoura (eu ponho sempre tiras de chouriço tambem), em seguida começar a fechar a carne das pontas para o centro fazendo um rolo. Com cuidado ir fechando a carne ligando-a com as mãos devagar para não se desmanchar toda.

A seguir por um bocadito de azeite no fundo dum tabuleiro e por a carne em cima (o azeite serve para a carne não colar ao tabuleiro). Temperar com Becel culinária (eu ponho uma pinguita de vinho branco) e cebola cortada as rodelas por cima. Vai ao forno a assar.

Bolo de café



Ingredientes:

2 chávenas de chá de farinha de trigo
8 colheres de sopa de adoçante
4 ovos
1 chávena de chá de leite magro morno
1 colher de sobremesa de cacau magro em pó
2 colheres de sobremesa de café instantâneo
2 colheres de sopa de leite em pó magro
1 colher de sobremesa de fermento em pó


Preparação:

Junte a farinha, os ovos ligeiramente batidos com um garfo e o adoçante. Misture com a batedora e junte o leite morno aos poucos. Por fim, adicione o cacau, o café instantâneo, o leite em pó e o fermento. Mexa delicadamente até obter uma massa homogénea.

Despeje a massa num tabuleiro rectangular untado e leve durante meia hora a forno pré-aquecido. Retire e deixe arrefecer. Corte o bolo em losangos ou quadrados e decore com um grão de café ou morango (opcional) sobre cada pedaço.

(Foto retirada da net)

09 agosto 2007

Tarte de leite condensado





Isto tem estado de mau fotos originais porque com este calor não tenho cozinhado muito e então tenho andado no meu livro de receitas "físico" a desenterrar algumas pérolas como esta...

Ingredientes:

100 gr. de açúcar
250 gr. de farinha de trigo
1 ovo
100 gr. de manteiga
5 colheres de (sopa) de leite completo
1 lata de leite condensado
170 de miolo de amêndoa laminado

Preparação:

Coza a lata de leite condensado em panela de pressão durante 40 minutos e deixe arrefecer.
Escalde as amêndoas, retire-lhes a pele, corte-as em falhas e seque-as sem alourarem muito no forno.

Para fazer a massa:

Deite numa tigela a farinha, o açúcar e a manteiga e amasse bem; depois, junte o ovo e o leite e acabe de amassar e envolva tudo muito bem. Faça uma bola com a massa. Unte de leve uma forma de tartes e coloque a massa ao meio e, com os dedos, espalhe-a em camada uniforme e igual por toda a forma, fazendo subir em volta dos bordos.

Em seguida leve a cozer em forno bastante quente durante 15 minutos. Depois retire-a, abra a lata do leite condensado e espalhe-o na tarte. Por cima do leite que está em creme, espalhe as amêndoas laminadas e aconchegue-as para baixo com a mão.

Leve de novo a cozer em forno bastante quente durante +- 10 a 15 minutos.
A tarte deve ficar loura mas não muito tostada. Retire, deixe arrefecer e sirva.

02 agosto 2007

Choquinhos a Algarvia




Ingredientes:

1,5 kg de choquinhos
2 dl de azeite
8 dentes de alho
1 pimento verde
malagueta
sal, louro
salsa picada


Preparação:

Lavar e limpar os choquinhos não esquecendo de tirar o olho, e temperar com sal.

Num tacho levar ao lume o azeite, os alhos laminados, a malagueta, o pimento e os choquinhos (não tinha pimento fiz sem ele). Tape e sacuda o tacho uma vez por outra. Depois de refogarem cerca de 10 min. tapados, tira-se a tampa e deixa-se evaporar a agua, até os chocos começarem a fritar. Se for necessário junta-se vinho branco.

Quando os alhos estiverem lourinhos, é sinal que os chocos estão prontos. Serve-se com batata cozida e salsa picada (que por acaso eu também não tinha).