SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

30 novembro 2007

Cannelonis de Soja

(foto tirada da net)

Ingredientes:

1 embalagem de cannelloni
100 gr. de granulado fino de soja
2 dentes de alho
1 cebola
3 tomates pelados maduros
150 gr. de cogumelos
tomilho
1 dl azeite
1 dl natas de soja
2 colheres de sopa de queijo mozzarella ralado
agua, sal e pimenta


Preparação:

Ferva a água e escalde os cannelloni durante três minutos. Retire em arrefeça em água fria. Coloque o granulado de soja numa taça, cubra com água e deixe absorcer 10 minutos. Transfira para um passador e reserve.

Ligue o forno a 180 graus. Pique finamente o alho, a cebola, o tomate, os cogumelos e o tomilho. Aqueça o azeite, junte os ingredientes anteriores e a soja demolhada. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar.

Retire, deixe arrefecer e recheie os cannelloni com este preparado. coloque um pouco das natas no fundo de um recipiente e sobreponha os cannelloni. Regue com as restantes natas, polvilhe com o queijo e leve a meio do forno durante 15 minutos.

19 novembro 2007

Salsichas enroladas em couve lombarda

Este prato faço-o há relativamente pouco tempo desde que o meu marido me disse que gostava muito, porque eu pessoamente não sou grande fã, mas desde que sou eu a fazer passei a gostar mais.... a receita foi a minha mãe que ma deu e disse-me que a tirou duma revista mas não sei qual.


Ingredientes:

8 salsichas frescas
1 couve lombarda
2 cebolas picadas
2 dentes de alho
100 gr de bacon picado
azeite
1 lt de caldo de carne
sal e pimenta

Preparação:

Separar as folhas da couve e escolher as maiores. Dar um escaldão às folhas escolhidas, num tacho com agua a ferver, retirar com uma escumadeira e colocar numa travessa.

Enrolar uma salsicha fresca em cada folha e prender com palitos.

Num tacho, aquecer o azeite e refogar as cebolas, os alhos e o bacon. Juntar os rolos de couve e salsicha. Envolver cuidadosamente os rolos no refogado, temperar com sal e pimenta, tapar e deixar estufar lentamente. O caldo de carne vai-se adicionando aos poucos, sempre que necessário.

Acompanhar com arroz branco.


12 novembro 2007

Salmão com alcaparras




Avaliação Nutricional por Porção = 135 cal

4 postas de salmão
1 dente de alho
Sumo de 1 limão
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de alcaparras em conserva
8 palitos de espargos em conserva
Sal


Num recipiente temperar o salmão com limão, alho e sal, deixando marinar por 30 minutos. Deixar aquecer a margarina numa frigideira antiaderente e fritar as postas até dourar. Tirar o peixe da frigideira e refogar os espargos por 3 minutos com o caldo do peixe. Juntar as alcaparras depois de pronto.

04 novembro 2007

Frango com champanhe





Ingredientes:

2 pedaços grandes de frango
200g de cogumelos
30g de margarina
1 tomate
1 colher de café de farinha
2 colheres de sopa de conhaque
2 colheres de sopa de salsa picada
0,5 dl de champanhe
0,5 dl de natas
sal e pimenta preta q.b.


Preparação:


Esfregue com sal e a pimenta preta os pedaços de frango.Aqueça a margarina e doure o frango; salpique com farinha, verta o conhaque e lance fogo.Passe os cogumelos em água fria e corte-os em tiras.Coloque os cogumelos e o tomate junto aos pedaços do frango e deixe-os cozer um pouco.Acrescente o champanhe deixando ferver em lume brando cerca de 20 minutos.Retirar os pedaços de frango, conservando-os no calor.Ligue o molho com as natas, deixando ferver lentamente.Coloque novamente os pedaços de frango na frigideira para aquecê-los, salpique com a salsa e sirva.