SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

19 outubro 2008

Bolo de Limão


Ingredientes:

125 gr. farinha
2 ovos + 2 gemas
250 gr. açúcar
125 gr. manteiga
1 limão e raspa de 2
fermento

Calda:

2 claras em castelo
sumo de 1 limão
açúcar em pó
1 colher de sopa de margarina

Preparação:

Bater a manteiga amolecida com o açúcar com uma batedeira de varas, adicionar os ovos, a raspa e o sumo do limão e no fim a farinha e o fermento peneirados. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos.

Desenformar, deixar arrefecer e picar a superficie do bolo toda com um garfo. Entretanto enquanto o bolo coze, prepara-se a calda/cobertura.

Batem-se as claras em castelo, junta-se a colher de margarina, o sumo de limão e o açúcar. Quando o bolo está frio, a calda também ja esta mais compacta, barra-se o bolo todo.



05 outubro 2008

Cannellonis Mistos


Hoje pus-me a inventar. Não tinha decidido nada para o almoço e quando acordei já bem tarde a inspiração estava tão preguiçosa como eu. Abri a porta do frigorifico, pus-me a olhar lá para dentro e saiu isto:


Ingredientes:


Meia couve lombarda
cannellonis (18)
9 fatias de friambre
9 fatias de queijo
1 pacote de mozzarella
queijo ralado Grana Padano
sal, pimenta
noz moscada
margarina Becel
1 ovo
1 pacote de natas




Preparação:

Tirei meia duzia de folhas das mais tenrinhas da couve e escaldei-as em agua a ferver para ficarem molinhas. Depois de cozidas, deixei-as a escorrer em cima dum pano de cozinha e depois cortei-as ao meio retirando o talo.




Num tacho pus duas colheres de sopa bem cheias de margarina, sal, pimenta e noz moscada e salteei as folhas de couve, apos o que as escorri e pus de lado. No mesmo tacho juntei mais uma generosa colher de margarina, as natas, o queijo mozzarella e mexi durante um bocadinho em lume brando até engrossar. No fim apaguei o lume, juntei o ovo batido e misturei bem.




Enrolei (neste momento apareceu o meu marido a perguntar se era precisa ajuda e eu "cravei-o" logo), para poder começar a preparar as maçãs que assei no forno e o Bolo de Limão que inventei e fiz a seguir... portanto ele enrolou meia folha de couve, com meia fatia de queijo e meia de fiambre o mais fininho possivel e encheu os cannellonis.




Num pirex pusemos os cannellonis uns ao lado dos outros e como sobraram ainda algumas folhas de couve, tapamo-los com elas. Em seguida deitei o molho que tinha feito de forma a cobrir bem todo o pirex e polvilhei com queijo grana padana ralado.




Foi ao forno cerca de meia hora e comemos acompanhado de salada, uma delicia.