SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

20 dezembro 2008

Feliz Natal



O tempo é pouco, muito pouco, e para a Internet cada vez sobra menos (quantas vezes já eu terei dito isto ????)... mas não é mau, é sinal que há outras coisas para fazer... como já disse várias vezes, são fases, são momentos... este é de recolhimento no Lar, de disfrutar a familia, ver uns filmes no DVD, deitadinhos no sofá com a mantinha por cima... eu sei, a velhice ataca.... mas nós nem sequer nos importamos... estamos bem, estamos felizes.

E já não devo ter muito mais tempo para vir aqui antes do Natal, por isso aproveito para desejar as Boas Festas duma forma colectiva porque vou tentar visitar todos os blogues e faze-lo duma forma mais personalizada visto que eu não sou do tipo de enviar postais de Boas Festas nem fisicos nem electronicos, mas não sei se conseguirei chegar ao fim da minha ainda extensa lista, por isso aqui vos deixo os meus desejos dum Feliz Natal, cheio de doces, prendas e coisas boas...


E quem chega à minha casa a primeira coisa que encontra é a coroa com as pinhas e o azevinho. Decorar as janelas e as portas com ramos de azevinho, entrelaçados no visco, é um hábito desta quadra natalícia, porque dizem que o azevinho estendeu os seus braços durante a fuga da Sagrada Família para o Egipto para esconder Maria e o Seu Filho e assim impediu que os soldados de Herodes matassem o Menino Jesus. Então Maria, em agradecimento, abençoou o azevinho que, desde então, permaneceu sempre verde. Diz também a tradição que o azevinho protege as casas que guarda e as familias que lá habitam... e como sou supersticiosa, aqui fica o azevinho a guardar a minha casa "virtual" ;)

FELIZ NATAL

06 dezembro 2008

Polvo cozido com legumes

Ingredientes:

1 polvo congelado com cerca de 1,5 kg.
4 batatas médias
um punhado de broculos, couve flor e cenoura
( usei isto que compro habitualmente no Lidl )~




Preparação:

Nada que tenha um segredo especial. Tinha um polvo congelado, tirei-o ontem a noite para fora do congelador e deixei descongelar a temperatura ambiente.

Hoje lavei-o bem para tirar aquela goma que tem, cozi-o em agua sem sal durante cerca de meia hora, piquei-o com um garfo e estava cozido e tenrinho. A parte cozi as batatas e os legumes, temperados com sal e já quase no fim voltei a por o polvo para ganhar algum gosto de sal, depois de o ter cortado já aos pedaços.


Misturei tudo e pus num prato de servir. Entretanto esmaguei alguns alhos, pus num fervedor com uma boa quantidade de azeite e deixei ferver um bocadinho em lume brando.

Servi logo de seguida os pratos e regamos com o azeite e alhos. Estava uma delicia.