SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

11 maio 2013

Arroz de potas



Nada de especial. Tinha uma embalagem com tentaculos de pota perdida no congelador e achei que estava na altura de fazer qualquer coisa com ela. Depois às vezes "a malta" inventa... quando corre mal, vai para o cano, quando corre bem, bloga-se ;) E este até correu bem.

Ingredientes:

1 embalagem de tentáculos de pota
uma chavena e meia de arroz vaporizado
(a minha medida de chavena é de 250 ml)
cebola e alho picados
azeite
um punhado de bacon em cubos
sal e piri-piri
vinho branco
molho Bolonhesa

Preparação:

Como há dois anos houve um acidente aqui em casa, a panela de pressão rebentou e queimou uma mão toda ao meu marido, foi para o lixo e ainda não se comprou outra.

Daí que comecei por cozer as potas á parte durante cerca de 1 hora e meia em água e sal, que eram tentaculos bastante grandes e rijos. Depois tirei da agua e cortei tudo em pedacinhos pequenos.


Depois fiz um refogado com cebola, alho, pimenta, azeite e o bacon. Quando juntei o vinho branco lembrei-me de juntar polpa de tomate e nesse caso a agua levaria dissolvido um cubo de caldo de peixe ou marisco, mas não tinha polpa de tomate. Assim, lembrei-me de abrir um frasco de molho bolonhesa e substitui a polpa e o cubo por uma porção generosa daquela pasta.
Envolvi bem o refogado e juntei-lhe os pedaços da pota. Rectifiquei o sal. Em seguida juntei um litro de água a ferver, juntei o arroz, deixei levantar fervura e deixer cozer cerca de 10 minutos. Assim que ficou pronto servi de imediato.

19 comentários:

Phaty disse...

Olá Gio, td bem?
Não tenho certeza, mas as tuas potas deve ser as nossas lulas.
Ha alguns dias tb fiz arros de lulas.
Adoro. e teu prato está muito apetitoso.
beijos

sonia disse...

Adoro esse arroz. Sabe tao bem!!!!

ameixa seca disse...

Adoro estes arrozes malandrinhos :)

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Oi Gio... que saboroso teu arroz!

Desculpe-me pelo sumiço...hehehehe...estive meio ocupada, mas espero que esteja bem...

Bjssssss

A DONA DO MUNDO disse...

PARECE BOM, MAS, ISSO SÃO MESMO LULAS?
SENDO OU NÃO ESTA APETITOSO
BJ GIO

Luísa Alexandra disse...

Gosto imenso de potas, são muito saborosas e bem tenras. Esse arroz estás fantástico!

Piteca disse...

Adoro arroz de potas amiga, de vez em quando também faço, é uma maravilha!!
Ficou com um aspecto excelente o teu!
Bjcas.

Sandra disse...

Muito apetitoso!

Olha eu uso muito a panela de pressão, mas fiquei assustada ...

rebentou mesmo, que horror ...
nem quero imaginar :(((

Um beijo grande

Alcina disse...

Boa sugestão e eu agora preciso é de boas sugestões, já anotei.
bjs

Abóbora Amarelinha disse...

Belo arrozito.
Parabens pela tabela...
beijoca e bom fim de semana

Sónia Alexandra disse...

E ficou uma delicia...adorei esta bela sugtão.. Jinhos doces

turbolenta disse...

Era realmente uma pena estarem esquecidas no congelador. Ficaram com óptimo aspecto. É uma das comidas a que não sei dizer : não!
Para a outra vez, faz favor de mandar uma pratada cá para a menina.
bjs
boa semana
melhoras

Phaty disse...

Olá AMIGA
passei pra te desejar

um feliz dia do amigo...querida amiga

Que a nossa amizade não seja como a lua que apesar de linda às vezes muda de fase, mas que seja como o céu que apesar de lindo e infinito...

beijos

Odete disse...

Gio obrigada pela visita, volte sempre!
Menina o que eh potas?
Vou voltar mais vezes pra ver suas delicias.

Beijos e bom fim de semana

sandraf disse...

Olá Gio,
Ainda não tinha tido oportunidade de visitar o teu espaço convenientemente... Já li sobre a tua odisseia alimentar, a tua viagem a Paris (fiquei cheia de saudades de lá voltar) e as tuas comidinhas que adorei.
Vou voltar mais vezes para cuscar o que andas a fazer.
Bjs

devaneios domésticos disse...

Potas ou,lulas???? Pelo que vejo não tem diferença né, este tipo de arroz é mesmo de dar água na boca.
Tenha uma bela semana.
Bjks
Fernanda

Marta disse...

Bom dia Gio. Ocupo este espaço para lhe dar a conhecer a www.bubok.pt, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. O processo é muito simples e, à semelhança do YouTube com os vídeos e o Myspace com a música, o controlo está sempre nas mãos de quem publica. Para além destas facilidades, o autor que publique na Bubok.Pt recebe 80% dos lucros da venda do seu livro.

Envio-lhe este comment pois estamos a investir na divulgação deste projecto junto dos blogues de culinária. Acreditamos que um livro é um bom “fim” para as receitas que os autores vão arquivando nos blogs. Uma vez que o texto está pronto e quase sempre acompanhado de imagens, só precisa de compilar as receitas num ficheiro e publicá-las na Bubok.Pt. Desta forma, vai estar a partilhar os seus cozinhados com todos os que comprem o seu livro.

O processo de publicação é muito simples e imediato. Só tem de seguir 5 passos, do upload da obra á definição do preço, e o seu livro fica disponível em E-book e em papel, através de um serviço ecológico de Print On Demand. Na Bubok.Pt, o livro é impresso por encomenda, sem tiragens mínimas ou excedentes poeirentos.

Se gostou da Bubok.Pt e pretende ajudar-nos a divulgar este projecto a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, pedimos-lhe que inclua um link para o nosso blog na sua lista de links: http://www.bubok.pt/blog/

Visite-nos em www.bubok.pt e, se precisar de algum esclarecimento, não hesite! Estaremos disponíveis para qualquer dúvida que surgir: marta.furtado@bubok.com.

Joaquim Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaquim Silva disse...

Potas... as primas das Lulas, só que com o seu gosto um pouco mais forte mas muito saborosas para além de bem mais baratas. De qualquer modo as Lulas são muito mais saborosas... de sabor mais delicado.