Arroz de potas



Nada de especial. Tinha uma embalagem com tentaculos de pota perdida no congelador e achei que estava na altura de fazer qualquer coisa com ela. Depois às vezes "a malta" inventa... quando corre mal, vai para o cano, quando corre bem, bloga-se ;) E este até correu bem.

Ingredientes:

1 embalagem de tentáculos de pota
uma chavena e meia de arroz vaporizado
(a minha medida de chavena é de 250 ml)
cebola e alho picados
azeite
um punhado de bacon em cubos
sal e piri-piri
vinho branco
molho Bolonhesa

Preparação:

Como há dois anos houve um acidente aqui em casa, a panela de pressão rebentou e queimou uma mão toda ao meu marido, foi para o lixo e ainda não se comprou outra.

Daí que comecei por cozer as potas á parte durante cerca de 1 hora e meia em água e sal, que eram tentaculos bastante grandes e rijos. Depois tirei da agua e cortei tudo em pedacinhos pequenos.


Depois fiz um refogado com cebola, alho, pimenta, azeite e o bacon. Quando juntei o vinho branco lembrei-me de juntar polpa de tomate e nesse caso a agua levaria dissolvido um cubo de caldo de peixe ou marisco, mas não tinha polpa de tomate. Assim, lembrei-me de abrir um frasco de molho bolonhesa e substitui a polpa e o cubo por uma porção generosa daquela pasta.
Envolvi bem o refogado e juntei-lhe os pedaços da pota. Rectifiquei o sal. Em seguida juntei um litro de água a ferver, juntei o arroz, deixei levantar fervura e deixer cozer cerca de 10 minutos. Assim que ficou pronto servi de imediato.

Comentários

Phaty disse…
Olá Gio, td bem?
Não tenho certeza, mas as tuas potas deve ser as nossas lulas.
Ha alguns dias tb fiz arros de lulas.
Adoro. e teu prato está muito apetitoso.
beijos
Sónia Meirinho disse…
Adoro esse arroz. Sabe tao bem!!!!
ameixa seca disse…
Adoro estes arrozes malandrinhos :)
Oi Gio... que saboroso teu arroz!

Desculpe-me pelo sumiço...hehehehe...estive meio ocupada, mas espero que esteja bem...

Bjssssss
K disse…
PARECE BOM, MAS, ISSO SÃO MESMO LULAS?
SENDO OU NÃO ESTA APETITOSO
BJ GIO
Luisa Alexandra disse…
Gosto imenso de potas, são muito saborosas e bem tenras. Esse arroz estás fantástico!
Piteca disse…
Adoro arroz de potas amiga, de vez em quando também faço, é uma maravilha!!
Ficou com um aspecto excelente o teu!
Bjcas.
Sandra disse…
Muito apetitoso!

Olha eu uso muito a panela de pressão, mas fiquei assustada ...

rebentou mesmo, que horror ...
nem quero imaginar :(((

Um beijo grande
Cininha disse…
Boa sugestão e eu agora preciso é de boas sugestões, já anotei.
bjs
Belo arrozito.
Parabens pela tabela...
beijoca e bom fim de semana
Unknown disse…
E ficou uma delicia...adorei esta bela sugtão.. Jinhos doces
turbolenta disse…
Era realmente uma pena estarem esquecidas no congelador. Ficaram com óptimo aspecto. É uma das comidas a que não sei dizer : não!
Para a outra vez, faz favor de mandar uma pratada cá para a menina.
bjs
boa semana
melhoras
Phaty disse…
Olá AMIGA
passei pra te desejar

um feliz dia do amigo...querida amiga

Que a nossa amizade não seja como a lua que apesar de linda às vezes muda de fase, mas que seja como o céu que apesar de lindo e infinito...

beijos
Odete disse…
Gio obrigada pela visita, volte sempre!
Menina o que eh potas?
Vou voltar mais vezes pra ver suas delicias.

Beijos e bom fim de semana
Sandra disse…
Olá Gio,
Ainda não tinha tido oportunidade de visitar o teu espaço convenientemente... Já li sobre a tua odisseia alimentar, a tua viagem a Paris (fiquei cheia de saudades de lá voltar) e as tuas comidinhas que adorei.
Vou voltar mais vezes para cuscar o que andas a fazer.
Bjs
Potas ou,lulas???? Pelo que vejo não tem diferença né, este tipo de arroz é mesmo de dar água na boca.
Tenha uma bela semana.
Bjks
Fernanda
Unknown disse…
Bom dia Gio. Ocupo este espaço para lhe dar a conhecer a www.bubok.pt, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. O processo é muito simples e, à semelhança do YouTube com os vídeos e o Myspace com a música, o controlo está sempre nas mãos de quem publica. Para além destas facilidades, o autor que publique na Bubok.Pt recebe 80% dos lucros da venda do seu livro.

Envio-lhe este comment pois estamos a investir na divulgação deste projecto junto dos blogues de culinária. Acreditamos que um livro é um bom “fim” para as receitas que os autores vão arquivando nos blogs. Uma vez que o texto está pronto e quase sempre acompanhado de imagens, só precisa de compilar as receitas num ficheiro e publicá-las na Bubok.Pt. Desta forma, vai estar a partilhar os seus cozinhados com todos os que comprem o seu livro.

O processo de publicação é muito simples e imediato. Só tem de seguir 5 passos, do upload da obra á definição do preço, e o seu livro fica disponível em E-book e em papel, através de um serviço ecológico de Print On Demand. Na Bubok.Pt, o livro é impresso por encomenda, sem tiragens mínimas ou excedentes poeirentos.

Se gostou da Bubok.Pt e pretende ajudar-nos a divulgar este projecto a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, pedimos-lhe que inclua um link para o nosso blog na sua lista de links: http://www.bubok.pt/blog/

Visite-nos em www.bubok.pt e, se precisar de algum esclarecimento, não hesite! Estaremos disponíveis para qualquer dúvida que surgir: marta.furtado@bubok.com.
Joaquim Silva disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaquim Silva disse…
Potas... as primas das Lulas, só que com o seu gosto um pouco mais forte mas muito saborosas para além de bem mais baratas. De qualquer modo as Lulas são muito mais saborosas... de sabor mais delicado.