SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

15 janeiro 2009

Creme de cenoura

~

Está frio... muito frio e apetece uma sopinha quente à noite. Além disso também ajuda a reparar os estragos da época que findou. Este creme de cenoura é do mais simples possível e fica saboroso.

Ingredientes:

8 cenouras grandes
1 punhado de couve flor (a substituir a batata)
1 cubo de caldo de legumes
um fio de azeite
sal, pimenta e noz moscada

Preparação:

Pôr numa panela agua suficiente para cozer os legumes com o cubo de caldo e deixar ferver. Juntar a cenoura cortada aos pedaços, a couve flor e o azeite e deixar cozer até ficar bem macio. Passar com a varinha mágica. Verificar se tem a consistência desejada ou é necessário juntar mais um pouco de água, confirmar se é necessário juntar sal ou se o cubo foi o suficiente e temperar com um pouco de pimenta e noz moscada.

08 janeiro 2009

Arroz de marisco "pobrezinho"

A época é de crise e de contenção não é? Então fica aqui uma sugestão que apesar de "pobrezinha" fica muito saborosa.

Ingredientes:

1 embalagem de mariscada
1 chávena almoçadeira de arroz
1 cebola grande
4 dentes de alho
tomate pelado ou concentrado
1 cubo de caldo de peixe ou de marisco
azeite, coentros
sal e pimenta

Preparação:

Refogar a cebola e o alho no azeite, juntar o tomate e temperar com piri piri e pouco ou nenhum sal. Deixa-se refogar um bocadinho e junta-se a mariscada. Tapa-se e deixa-se cozinhar durante cerca de 15 minutos.

Ao fim desse tempo junta-se o caldo de marisco ou peixe e rega-se com 4 chavenas (a mesma medida do arroz) de água quente. Quando ferver, deita-se o arroz. Mexe-se e depois de voltar a ferver deixa-se cozer tapado durante 10 minutos. Apaga-se, polvilha-se com coentros e serve-se imediatamente para não secar o caldo.