Pão de Queijos



E a dita intervenção chegou, e cá estou eu em casa uns dias de baixa. Aproveitei para pôr uma série de coisas em dia, e com este frio até soube muito bem. Deixo hoje aqui uma receita dada por uma amiga, a Cristina que não tem blog mas é pena porque cozinha muito bem. Testei-a este Natal e que ficou aprovada com letra maiúscula... A preparação, não pode ser mais simples, se experimentarem até gostava que me dissessem alguma coisa.

Ingredientes:

Um pão de forma (que pode ser comprado ou feito na MFP)
uma embalagem de maionese
3 embalagens de queijos ralados ou palhados
(neste caso usei grana padano, queijo da ilha e uma embalagem que só por si já continha 3 queijo0s diferentes, o que não tem importância nenhuma)



Preparação:

Começa-se por "vazar" o pão de forma, ou seja, retira-se em primeiro lugar a "tampa", cortando-a direitinha porque vai voltar a fazer falta.

Depois, retira-se todo o miolo, escavando o pão de forma, fazendo com que ele fique como se fosse uma tigela, ou uma cuba.
De seguida, num recipiente juntam-se os queijos com a maionese e amassa-se tudo ficando uma pasta. Com essa pasta recheia-se o pão.


De seguida, põe-se a tampa e vai ao forno cerca de 15 minutos para o queijo derreter e o pão tostar ligeiramente. Serve-se morno como se fosse um paté normal, acompanhado de tostas.

Sugestão: Se retirarem o miolo com todo o cuidado, pode cortar-se depois em quadradinhos e leva-se ao forno ao mesmo tempo que o resto e o próprio miolo pode logo servir de acompanhamento para rechear com o paté.

Nota: Se não se comer todo na altura, não faz mal porque frio continua uma delicia, e tudo se aproveita (nesta época de crise é bom), porque como o queijo se derrete no forno e se agarra às paredes do pão de forma, quando o paté chegar ao fim, come-se o pão que ainda continua a saber a queijo. É tudo aproveitadinho, eheheh

Comentários

Margarida disse…
Costumo fazer um pão deste género, mas em pão rústico e leva maionese com alho e oregãos,fica uma delicia. Experimenta!
Gio disse…
margarida como te contacto?
Jujikas disse…
Oh tia mostra umas saladinhas porque pipa tou eu não posso comer estas delicias... :(

Beijocas grandes minhas e do terror.
ameixa seca disse…
Gostei muito disto porque adoro queijos. Pode ser usado qualquer queijo? Gostei mesmo :) E tu, andas melhor?
Belocas disse…
Gosto muito de queijos e estas iguarias são sempre bem vindas.
Bjs
♥ mesa para 4 disse…
Já perdeste tanto peso :D Yes!!!! Que rico pãozinho :*
"FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER..." está dando uma volta nessa culinária impecável: quanta coisa boa.Parabéns pelas delícias aqui expostas. Hum... só de olhar já engordei "cadinho".
Vou anotar essa e tentar fazer, depois te conto.
Certamente voltarei mais vezes, eu adoro cozinha.
Beijo grande.
Ochê, perdição !
Saudações Florestais !