SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

20 agosto 2012

Baba de camelo


Um destes dias fiz uma sobremesa para levar para casa de uma sobrinha e decidi-me pela Baba de Camelo porque sei que ela adora. Como o almoço era no Domingo e Sábado eu queria ir para a praia deixei-me levar pelas modernices e comprei Leite condensado já cozido. Sinceramente não gostei, achei que o doce ficou demasiado liquido. O que é doce nunca amarga já diz o ditado, e comeu-se todo, mas mais que se bebia do que comia. Apesar de me dizerem que estava bom não fiquei convencida. Se voltar a tentar, em vez de 6 ovos ponho só 4.


Ingredientes:

1 latas de leite condensado já cozido
6 ovos
miolo de amêndoa ralado

Preparação:

Fiz a dose a dobrar.... Nada mais facil, abrem-se as duas latas, deitam-se numa tigela, juntam-se as 12 gemas e envolve-se bem. Em seguida batem-se as 12 claras em castelo (talvez aqui eu tambem pudesse ter reduzido, mas foi a primeira vez) e incorpora-se no preparado. Verte-se para uma taça de servir e vai para o frigorifico. Na hora de tirar do frio, polvilha-se com amêndoa ralada.

Bacalhau dos Reis


Um bacalhau inventado por mim mas baptizado pelas minhas colegas de trabalho a quem eu ensinei e que parece que agora nunca falta nas suas mesas de festa. Como não tinha nome elas deram-lhe o meu e agora até eu o chamo de Bacalhau dos Reis.

Ingredientes:

Bacalhau em quantidade suficiente
Batata frita de pacote (da palhada)
miolo de camarão
broculos
cenoura ralada ou baby
tomate em cubos
cebola em rodelas
couve flor
um pacote de molho bechamel de meio litro
um pacote de natas liquidas de meio litro
sal, pimenta e noz moscada
queijo palhado (daquele das pizzas)

(o bacalhau, o camarão, broculos, cenoura, tomate, cebola e couve flor são daqueles comprados já cortados em pacotes prontos a usar. É tudo usado em cru e congelado conforme sai do congelador)

Preparação:

Numa tigela misturo o bechamel com as natas e tempero generosamente de pimenta e noz moscada, sal ponho só um pouco. Cubro o fundo do pirex com um pouco do molho e depois vai tudo lá para dentro sem nenhuma ordem especifica. Quando já lá estão todos os ingredientes, cubro com o molho na totalidade e deito o queijo por cima.

Vai ao forno pré-aquecido durante cerca de meia hora, tiro, envolvo bem, pondo a parte de cima para baixo e a debaixo para cima e vai mais meia hora ao forno. Claro que isto depende dos fornos. Eu costumo por a 130 graus mas com os ventiladores laterais ligados. Quando o tiro para envolver já está meio gratinado por cima.

07 agosto 2012

Esparguete de Marisco

Daquelas receitas bem simples que tendo os ingredientes em casa "safam" sempre qualquer enrascada....

Ingredientes:

1 emb. de marisco congelada
2 colheres sopa manjericão
4 tomates maduros
1 colher sopa alho picado
2 cebolas
1 cubo de galinha
1 copo de vinho branco
sal e pimenta
piri piri
esparguete


Preparação:
Refogar o tomate com o alho, a cebola em azeite e temperar com sal. Adicionar o vinho branco e juntar o marisco.

A parte coze-se o esparguete com um cubo de caldo de galinha. Depois do esparguete estar cozido, junta-se o marisco, envolve-se bem e polvilha-se com o manjericão (por acaso até se nota um bocadinho que eu não tinha manjericão em casa ;).