SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

29 dezembro 2012

Tronco de Natal


Primeiro que tudo quero desejar a quem aqui passa um optimo 2012, cheio de sucessos pessoais e realizações profissionais.

E agora a minha primeira experiência no tronco de Natal. Quero dizer-vos que fiz uma receita duma "Mulher Moderna na Cozinha" e que o tronco ficou horrivel, a massa ficou altíssima partiu-se toda a enrolar e por outro lado o creme para a cobertura e recheio ficou liquido e sem grande hipótese de recuperação.
Sendo assim e porque eu tinha decidido que este ano era eu que fazia o tronco de Natal, deitei mãos à obra e logo de seguida fiz outro sem me seguir por receita nenhuma. Ou melhor, a massa fiz a partir da Torta Simples da Mónica que já tinha experimentado fazendo com recheio de ovos e recheio de gila e o recheio e cobertura inventei (se é que ainda se inventa alguma coisa em culinária...) ou melhor... adaptei !!!
Ingredientes:
Massa:
5 ovos
o peso de 3 ovos em açúcar
o peso de 2 em farinha (+ 1 colher de sopa de maizena)
1 colher de chá de fermento
(acrescentei-lhe uma colher de sopa de aroma de baunilha)
Recheio e cobertura:
300 gr de chocolate de culinária (tablete e meia)
1 late de leite condensado das grandes do LIDL
Cerca de 100 gr de amêndoa picada (apenas para o recheio)
Preparação:
Misturar as gemas com o açúcar e bater muito bem até ficar um creme esbranquiçado. Bater as claras em castelo e peneirar as farinhas e o fermento. Envolver com cuidado e juntar alternadamente as claras e a farinha na massa. Vai ao forno a cozer num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado de farinha.
Entretanto preparei o creme que iria servir para rechear e barrar. Parti o chocolate aos pedaços, misturei-lhe o leite condensado e levei um pouco ao micro ondas para derreter. Em seguida mexi até dissolver completamente o chocolate no leite e ficar uma "massa". Dividi em duas porções. Uma pus no frigorifico para barrar e à outra misturei cerca de meio pacote de amêndoa picada.
Entretanto desenformei a torta para cima dum pano da loiça molhado e polvilhado com açúcar e barrei com o creme.
De seguida enrolei a torta e cortei-lhe as duas pontas para servirem de enfeite ao Tronco.
Tirei a outra metade do creme e barrei a torta, levando-a em seguida ao frigorifico cerca de meia hora.
Ao fim desse tempo (mais ou menos), fiz-lhe o efeito de "casca" com um garfo e polvilhei-a com açúcar em pó... et voilá... foi um sucesso.

16 dezembro 2012

Canelones de atum




Ingredientes:
12 canelones (de preferência dos que não precisam de cozedura)
1 cebola
3 dentes de alho
1 ou dois tomates
3 latas de atum
1/2 pacote de esparregado
1 pacote de 0,5 lt de molho Bechamel
1/2 pacote de queijo Emmental (para pizzas)


Preparação:
Numa frigideira por a cebola picada, os alhos picados e o tomate aos bocadinhos e o oleo de uma das latas. No caso de usarem atum em água por um bocadinho de azeite na frigideira. Mexer bem e juntar o esparregado, depois de estar tudo bem envolvido juntar as latas de atum e ir mexendo durante cerca de 10 minutos.

Encher os canelones e dispo-los numa travessa de pirex ao lado uns dos outros (como na foto). Regar com o Bechamel (eu uso de pacote mas primeiro ponho numa tigela e tempero de sal, pimenta e noz moscada) de forma a cobrir os canelones e espalhar cerca de meio pacote de queijo por cima. Vai ao forno a gratinar cerca de 20 minutos.