SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

18 abril 2013

Kashmiri de frango (prato indiano) com o respectivo arroz...


Este prato foi descoberto através duma conversa muito engraçada entre dois cavalheiros "delicados" numa loja Gourmet, um dizia para o outro que se ele queria um prato saboroso, e afrodisíaco que experimentasse fazer Kashmiri.... que nunca falhava (até hoje sinto curiosidade de saber o que é que ele queria dizer com aquilo, lololol) - uma amiga minha que lá estava, pôs o ouvido à escuta e foi logo à procura do tal tempero. Aqui está, vende-se no Jumbo. Ainda não consegui encontrá-lo em mais lado nenhum.
Na parte de trás do rótulo ensina a fazer, mas eu introduzi uma alteração, que a meu ver favoreceu o prato. Já a digo quando lá chegar.
Ingredientes:
Um frango (pode ser camarão, peixe, bocados de carne)
Um frasco de Kashmiri
Um pacote de natas de 2oo ml
200 ml de leite de côco
cebola picada
azeite

Preparação:
Cortar o frango em pedaços e lavá-los. Refogar uma cebola em azeite, deitar os pedaços de frango e deixa-los refogar.
Em seguida despejar o frasco de Kashmiri e deixar o frango envolver-se bem no molho durante 10 ou 15 minutos.
Encher o frasco com metade natas e metade leite de côco - é esta a alteração, porque no frasco diz para pôr metade natas e metade água, eu ponho metade natas e metade leite de côco e tem feito sucesso assim. Na foto veem-se dois frascos porque fiz a receita a dobrar, foi para este Domingo de Páscoa, então um tem natas e o outro leite de côco, e deixar cozinhar. Nada é mais simples...


Durante quanto tempo? Não sei, mas qualquer cozinheira ou cozinheiro tem a sensibilidade para ver isso... até estar cozinhado.


Acompanhei com arroz indiano como seria de prever ;)

Ingredientes:

Uma cebola pequena picada
Becel culinária
1 chávena almoçadeira de arroz Basmati
sultanas (+/- 100 gr)
pinhões (+/- 50 gr)
açafrão das Indias

Preparação:

Refogar a cebola em margarina. De seguida deitar-lhe o arroz, as passas e os pinhões e deixar fritar um pouco.
Deitar-lhe a agua 2 para 1 e uma pitada de açafrão. Deixar cozer de forma a ficar soltinho.

E pronto, servir numa mesa bem decorada (gaba-te cesto...) e esperar pelos elogíos - que no caso de hoje foram muitos... a sesta que fazem neste momento aqui pelos sofás da sala comprova isso mesmo... Amanhã ou depois ponho a receita da sobremesa que foram Profiteroles....

13 abril 2013

Mousse gelada de chocolate e iogurte

Esta receita foi experimentada pela primeira vez este Sábado, vi-a no blog da Cacau e fiquei logo com imensa vontade de a experimentar... ficou aprovada porque apesar de doce não é nada enjoativa..

Ingredientes:
Base
1 pacote de bolacha Maria
2 clh. sopa cacau
125gr manteiga

Recheio
2 iogurtes naturais
1 pacote de natas
4 folhas de gelatina
3 clh. sopa de açúcar
100gr chocolate em tablete

Picar a bolacha na 123 até ficar em pó. Juntar o cacau e adicionar a manteiga derretida no microondas até obter uma massa esfarelada. Forrar uma forma de fundo amovível e reservar no frigorífico enquanto se prepara o recheio.
Bater as natas e o açúcar com a batedeira eléctrica. Juntar depois os iogurtes e bater. Demolhar as folhas de gelatina em água fria e depois dissolvê-las num pouco de água quente. Adicionar à mistura anterior e bater novamente com a batedeira. Dividir o creme em duas partes e misturar numa delas o chocolate derretido. Verter o creme branco sobre a base de bolacha e alisar a superfície, sobrepor depois o creme de chocolate e com um garfo misturar fazendo efeito de marmoreado. Colocar no congelador e retirar 1/2 hora antes de servir.