SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

21 julho 2013

Pernas de frango com farinheira

Ingredientes:
8 pernas de frango (compro já recheadas)
sal
alho em pó
vinho branco
Becel Culinária

Preparação:
Ponho as pernas num tabuleiro de ir ao forno, tempero com Sal (pouco), alho em pó (a gosto) e rego com vinho branco. Disponho umas colheritas de Becel Culinária


Vai a forno médio. vou controlando de vez em quando, a meio do tempo (aproximado) viro, e quando considero assado, ainda viro mais duas vezes por um periodo de 5 minutos mais ou menos de cada lado com a parte de cima do grill ligada.

16 julho 2013

Cadelinhas



No fim de semana fui até a Fonte da Telha passear um bocadinho para distrair, apanhar ar e andar a pé visto que é o único exercicio que posso fazer. E o "bichinho" de apanhar cadelinhas veio logo ao de cima. A maré estava a começar a encher e as coitadas andavam por lá quase que aos saltos. Foi o jantar do meu marido hoje.

Ingredientes:

alho
azeite
cadelinhas
pimenta
sal
salsa
vinho branco

Preparação:
Deixei as cadelinhas em agua do mar de ontem para hoje. Na hora de fazer, lavei-as bem em agua corrente e deixei-as no escorredor.


Numa frigideira pus azeite e alho picado. Quando começou a tentar fritar, juntei sal e pimenta e vinho branco. Envolvi bem e juntei-lhe as cadelinhas. Depois é tapar a frigideira e deixa-las abrir. No fim polvilhei-as com salsa picada.

03 julho 2013

Lulas recheadas com frutos do mar


Ingredientes:

Recheio:

1 kg de lulas
100 gr. de miolo camarão
10 barrinhas de delícias do mar
cebola
alho
tomate congelado em cubos
bacon
azeite
salsa
2 fatias de pão de forma, ou outro
miolo de pão qualquer
sal e pimenta

Molho:

2 cebolas
3 tomates
azeite
gindungo (malagueta de piri piri seca)
salsa
louro
1 copo vinho branco
2 copos de agua com caldo de peixe


Preparação:

Comprei as lulas já limpas. Retirei os tentáculos e as aletas e virei-as ao contrário para limpar bem e porque parece que assim encolhem menos.

Num tacho fiz um refogado com a cebola, alho, azeite, tomate e bacon. Temperei com sal e pimenta. Em seguida juntei os tentáculos, aletas das lulas e o miolo de camarão.


Deixei refogar bem e no final juntei o pão (eram duas fatias de pão feito na MFP que já tinham uns dias e estavam a ficar duras - mas sem a codea) e as barrinhas de delícias do mar.


Quando ficou pronto, meti-lhe a varinha mágica e piquei de modo grosseiro (Atenção para não deixar ficar em papa).


Entretanto num outro tacho, pus as cebolas em quartos, os tomates sem pele também em quartos, o louro, pouco sal, 2 gindungos e azeite e deixei refogar um pouco. Em seguida o vinho branco e o caldo de peixe e tapei ficando em lume brando enquanto recheei as lulas, acção que fizemos a quatro mãos (mais pratico e convenhamos que mais romântico também).


Quando as lulas ficaram cheias, passei a varinha mágica no molho para que ficasse grosso e com os ingredientes todos passados e deixei cozinhar as lulas no molho durante cerca de 30 minutos. Acompanhei com arroz branco.