SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

28 maio 2015

Risotto de Polvo na Bimby



Para começar, esqueci-me da salsa.... mas pronto, como também sou um bocado da opinião que a salsa é como o melhoral, não faz bem nem faz mal... paciência !!!!
Esta receita é da Revista de Dezembro de 2012.

Ingredientes:

15 gr salsa
90 gr queijo parmesão (pus 50 gr)
1 kg polvo descongelado cortado em pedaços
1 cebola pequena com casca cortada ao meio
(eu não pus a casca)
150 gr. vinho do Porto
100 gr. agua mais agua que baste para cozer
(achei isto mt confuso, alias nem percebi o que queria dizer, nem a que se referia)
30 gr de manteiga
4 dentes de alho
20 gr azeite
50 gr chalota
300 gr arroz para Risotto
1 colher chá de sal

Preparação:

Coloque no copo a salsa e pique 2 seg. vel. 7. Retire e reserve.

Coloque no copo o queijo e rale 10 seg. vel. 9. Retire e reserve.

No copo limpo, coloque o polvo, a cebola, 50 gr. de vinho do Porto e a água (foi aqui que eu não percebi se eram os 100 gr. ou a quantidade suficiente para cozer, mas como achei 100 gr. pouco, pus 400 gr. e correu bem) e coza 35 min /Varoma / vel. 1. Retire e reserve o polvo e a agua da cozedura.


No copo limpo coloque a manteiga e o alho e pique 5 seg. vel. 5. Baixe com a ajuda da espatula o que ficou na parede do copo e refogue 5 min / Varoma / Vel. 1. Retire e reserve.

Coloque no copo o azeite e a chalota, pique 5 seg., vel. 5 e refogue 5 min / Varoma / vel. 1.

Adicione 100 gr. de vinho do Porto, o arroz e o sal. Passe o caldo da cozedura para o copo pesando, e adicione agua até perfazer 700 gr. e coza 8 min. / 100 graus / pas invertidas / vel. colher de pau.

Retire a tampa, envolva com a espatula para soltar o arroz do fundo do copo e coza mais 8 min. / 100 graus / pas invertidas / vel. colher de pau.

Adicione o queijo reservado, o polvo cortado em pedaços, e a manteiga com alho. Envolva com a espatula e deixe repousar dentro do copo durante 2 minutos. Silva polvilhado com a salsa picada.

15 maio 2015

Queijadinhas do meu pai


Estas queijadinhas eram uma especialidade do meu pai (não sei de onde tirou ele a receita).... mas claro que como se pode ver não é o meu caso, lolol

Não sei porque é que não me sairam grande coisa, mas vou voltar a fazer, pode ser que saiam melhor, a ele saiam na perfeição e no outro dia a procura duns papéis dele (ele já faleceu há 10 anos) encontrei a folha com esta receita. Depois de superada a saudade, veio a vontade de experimentar. Saiu isto...

Ingredientes:

300 gr. de açúcar
100 gr. de farinha
1 pudim chinês El Mandarim (o pó)
0,5 lt de leite

Preparação:

Batem-se/misturam-se bem todos os ingredientes. Coloca-se o preparado em forminhas untadas de margarina e farinha (eu tenho uma placa inteiriça que leva logo 12) e enche-se até um dedo de distância do bordo. Vai ao lume a 180 graus durante cerca de meia hora.

03 maio 2015

Batido de fruta na Bimby


E pensa o pessoal que me segue já faz algum tempo, mas agora é Bimby com tudo?????? É.... lol....

Estava a arrumar a cozinha depois de almoço e comecei a ver alguma fruta já "tocada".... então saiu assim....

1 banana
3 peros
3 peras
(deu aproxim. 400 gr.)

tudo descascado para dentro do copo, depois juntei 500 gr. de leite, cerca de 100 gr de cubos de gelo e 100 gr. de açúcar.

30 seg. à velocidade 9 e saiu um belo batido de restos.... :)