SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

29 agosto 2015

Aletria


Ingredientes:

6 dl de água
180 gr. De aletria
1 lt de leite
160 gr. De açúcar
1 pau de canela
3 cascas de limão
1 pitada de sal
1 pacote de leite creme

Preparação:

Coloca-se ao lume um tacho com a água, o sal, o limão e o pau de canela até ferver. Coloca-se a aletria partida, mexendo de vez em quando até cozer.
Numa taça coloca-se o leite creme e desfaz-se numa pequena porção do leite.
Junta-se o açúcar e o restante leite à aletria e vai-se mexendo até apurar. Por último junta-se o leite creme, deixa-se ferver e apaga-se. Tira-se o limão e o pau de canela e deita-se numa travessa para arrefecer antes de se pôr no frigorífico. Enfeitar ou não com canela é opcional, nós em casa não gostamos.




14 agosto 2015

Rabo de boi estufado


O nosso almoço de hoje. Há quem torça o nariz com o nome, mas primeiro é preciso provar... Está na onda de quem gosta de pezinhos de coentrada, mão de vaca e outras iguarias bem portuguesas...

Ingredientes

Um Rabo de boi
Cebola -1 grande
Alho – 3 dentes
1 alho francês
1 cenoura
1 Tomate
Concentrado de tomate
Louro
Sal e Pimenta – q. b.
Azeite – q. b.
Margarina – 1 colher de sopa
Vinho branco – 1 copo


Preparação

Num tacho coloca-se a cebola picada, os dentes de alho cortados, o alho francês, a cenoura, os tomates sem peles nem pevides, o concentrado de tomate, a folha de louro, as gorduras e deixa-se refogar.


 Junta-se-lhe o rabo de boi previamente lavado, envolve-se no refogado e quando voltar a levantar fervura junta-se o vinho branco e deixa-se estufar em lume brando (como alternativa pode-se estufar na panela de pressão que leva menos tempo). Durante este tempo vai-se virando a carne várias vezes e verifica-se o molho; se necessário adiciona-se mais um pouco de vinho branco e água. 


Depois de pronto rectificam-se os temperos, retira-se e corta-se aos pedaços que se dispõem numa travessa com o molho por cima. Acompanha com puré de batata e couve-flor gratinada. Hoje acompanhei com legumes cozidos.

07 agosto 2015

Pudim de ovos e leite condensado

Esta receita foi tirada dum dos blogs que visito mas sinceramente não me lembro de quem, se a autora passar aqui por favor acuse-se para eu poder dar-lhe os créditos devidos.
Ingredientes:
1 1ata de leite condensado
A lata de leite condensado cheia de leite
3 Ovos
açucar para o caramelo (comprei já feito)
umas gotinhas de essencia de baunilha(acrescentei eu)

Confecção:

Preparar o caramelo, caso não o compre já feito. Espalhar o caramelo no fundo e nos lados de uma forma de pudim (usei uma forma de bolo inglês).
Misturar bem os restantes ingredientes. Despejar o preparado na forma caramelizada, tapar e levar ao forno (180º) em banho-maria, cerca de 45 minutos. Deixar esfriar e por no frigorifico umas horas. Desenformar apenas na hora de ir para a mesa.