SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

23 janeiro 2016

Feijoada de Búzios







Ingredientes:
600 gr. de miolo de búzios
500 gr. de feijão manteiga (usei de lata, já cozido)
(neste caso aconselhavam o encarnado ou o catarino)
2 tomates pelados
1 pimento verde
1 ramo de salsa
1 folha de louro
2 dentes de alho
2 cebolas
1 dl de azeite
sal, pimenta e piri piri

Preparação:
Num recipiente coloque o feijão a demolhar em água fria, com uma antecedência de 12 horas. Depois de demolhado, lave e ponha a cozer num tacho em água fria (eu saltei esta parte visto que usei o feijão já cozido da Compal).

Em seguida coza os búzios em água e sal durante 45 a 60 minutos (só se for em panela de pressão porque ficaram ainda muito rijos no lume normal). Depois de cozidos retire para um recipiente e deixe arrefecer. Corte em pedaços.

À parte num tacho, refogue em azeite o alho e a cebole picada finamente. Adicione o ramo de salsa e a folha de louro e deixe alourar. Depois, junte o pimento previamente limpo de sementes, lavado e cortado em cubos pequenos. Entretanto tire o pedúnculo ao tomate, escalde em água a ferver para que a pela e as sementes saiam facilmente. Pique o tomate e ponha no refogado. Deixe apurar.

Adicione os pedaços de búzios e tempere com sal, pimenta e piri piri. Acrescente o feijão já cozido e parte do liquido da sua cozedura e leve a ferver até apurar.

18 janeiro 2016

Salada de Salmão marinado




Ingredientes:
400 gr. de salmão marinado
2 abacates maduros
1/2 limão
1 tomate
alguns talos de cebolinho ou salsa

Para o molho:
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa de rabanete ralado
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de chá de açúcar amarelo
5 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta

Preparação:
Corte o abacate ao meio e no sentido do comprimento; elimine o caroço, descasque-o e reduza-o a pedaços. Regue-o com sumo de limão para que não enegreça.
Corte o tomate em cubos, pique o cebolinho ou a salsa e misture-os com o abacate. Coloque tudo numa travessa de serviço.

Prepare o molho: Misture os rabanetes ralados com o molho de soja, o açúcar, a mostarda e o vinagre. Tempere com sal e pimenta e bata ligeiramente, juntando o azeite em fio.
Corte o salmão em tiras muito finas. Distribua-o sobre a salada de abacate e tomate, tempere com o molho preparado e sirva.

05 janeiro 2016

Frango maricas à minha moda




Este frango é conhecido como Frango Maricas e é feito inteiro no forno, sendo barrado por dentro e por fora com os ingredientes que eu uso feitos numa pasta e depois é-lhe enfiado um limão todo picado com um garfo no cu (dai o nome). Eu pessoalmente prefiro faze-lo desta forma porque acho que o outro fica sempre meio cozido por dentro.... Manias....

Ingredientes:
Frango
Sal e piri piri
alhos
caldo Knorr de galinha
2 limões
vinho branco
becel culinária

Confecção:
Limpar o frango, cortá-lo todos aos bocados e por num tabuleiro de ir ao forno. Polvilhá-lo com sal, piri-piri , alho moído e um/dois caldo knorr de galinha desfeito. Cortar margarina suficiente para assar o frango e dispor por todo o tabuleiro. Regar com vinho branco e vai a forno brando, envolvendo tudo de vez em quando com a ajuda de uma colher. Mais a menos a meio da assadura, espremo 2 ou 3 limões e rego todo frango.
Por vezes (muitas) rodeio o frango de batata cortada aos quartos e deixo assar tudo junto.