Dietas - Pequena Introdução





Hoje em dia, quer seja por razões estéticas ou de saúde, existem muitas pessoas que desejam emagrecer e esse desejo exige, em primeiro lugar, uma mudança de hábitos alimentares. No inicio, é necessário que os valores energéticos sejam inferiores aos do consumo habitual, o que irá levar a uma perda de peso. Se o único desejo é perder alguns quilos, qualquer dieta será adequada, desde que o conteúdo calórico seja inferior ao da alimentação que se fazia antes de decidir emagrecer

Mas, caso exista o problema de obesidade ou de outro tipo que possa afectar a saúde (colesterol alto, diabetes, problemas cardiacos, etc.) será melhor que o regime de emagrecimento seja personalizado e controlado por um médico.


Uma dieta adequada é a única solução eficaz e saudável para perder peso, mas antes de dar inicio à dieta, terá de ter em conta os seguintes aspectos:

- A ingestão total de calorias diárias deve estar compreendida entre 1000 e 1500 aproximadamente, dependendo sempre da constituição da pessoa e da actividade que desempenha.

- Não é aconselhável perder mais de 1 kg por semana.

- Na dieta devem estar incluídos todos os nutrientes básicos para que não haja qualquer tipo de carência.

- Dever-se-à seguir a dieta durante o tempo necessário para se chegar ao peso desejado. Uma vez obtido esse peso, é imprescindivel procurar mantè-lo.

- Seguir uma dieta não significa renunciar aos alimentos de que mais se gosta ou ter de ingerir alimentos pouco apetitosos à vista e ao paladar.

Por isso, neste espaço, para além de conselhos e ideias para atenuar este problema, vou tentar propor receitas cheias de cor e de sabor que transformarão qualquer dieta num grande prazer.


As chaves do êxito

- Não saltar refeições. É melhor comer pouco várias vezes do que não tomar o pequeno-almoço ou o jantar.

- Manter as refeições em horário fixo e evitar petiscar entre elas.

- Beber muita água, pelo menos dois litros por dia.

- Fazer bastante exercicio fisico, ou pelo menos tentar fazer caminhada pelo menos durante 30 - 40 minutos por dia, pelo menos duas a três vezes por semana.

- Reduzir o consumo de sal, mas não eliminá-lo.

- Levar o tempo necessário para comer tranquilamente.


Os Aliados das Dietas

Muitas vezes, o problema das dietas é serem aborrecidas e os alimentos consumidos terem sempre o mesmo "pouco" sabor. Às vezes basta apenas conhecer e utilizar alguns produtos e alimentos que podem ajudar a transformar uma refeição com poucas calorias num festim de aromas e sabores.

- Ervas aromáticas: perfumam, dão sabor e não possuem nem uma caloria.

- Vinagre: Existem vários tipos de aromas e sabores. Para além disso, contribui para que se utilize menos sal na comida.

- Mostarda: Diluida num caldo de legumes transforma-se num molho delicioso.

- Alcaparras: Servidas com carne ou peixe, ou em saladas, disfarçam a falta de condimentos.

- Cogumelos: Basta picar dois para que dêm sabor aos molhos e sopas.

- Molho de soja: substitui condimentos e sal e adapta-se perfeitamente a pratos crus ou cozinhados.

- Limão: Perfuma, dá sabor a temperos, carnes, peixes e legumes .

- Iogurte: Contém poucas calorias. Para além disso é um condimento natural e muito rico em nutrientes. Ideal para condimentar saladas, as quais ficam cremosas e um pouco ácidas.


Formas de cozinhar sadias e sem gordura

Em papelote: Ao envolver os alimentos em papel de aluminio ou vegetal, os alimentos cozem no seu proprio "sumo" e ficam leves, nutritivos e saborosos.

Em vapor: É indicado para peixes e legumes. Mantém as suas qualidades nutritivas e ajuda a aumentar o seu sabor.

Salteados: Com uma frigideira anti aderente pode utilizar-se este método de cozinhar sem utilizar gordura ou utilizando pouca quantidade.

Na chapa: Não leva gordura e permite apreciar ao máximo o sabor das carnes, peixes e legumes.

Cozidos: A vantagem deste tipo de confecção é que não é necessária qualquer gordura. No entanto parte das vitaminas fica na água de coar. O segredo está em utilizar o minimo de água e em cozer em lume brando, de forma a evitar que os alimentos endureçam. Pode juntar-se à agua cebola, cravinho ou ervas aromáticas para lhe intensificar o sabor.


O ABC dos alimentos


Permitidos

Estes alimentos devem ser ingeridos nas quantidades adequadas, para que não provoquem desiquilibrios alimentares.

- Carnes sem gordura (vitela, coelho e vaca) e aves
- Peixes magros, moluscos e crustáceos
- Leite desnatado, iogurte natural e queijos desnatados
- Legumes e hortaliças
- Café, chá e infusões
- Especiarias e condimentos
- Sempre que possivel tudo "magro" ou "light"

Consumir com moderação

- Pão e bolos
- Batatas, massas e cereais
- Legumes secos e favas
- Ervilhas
- Azeite
- Queijo
- Ovos
- Frutas
- Carnes e peixes sem gordura

Proíbidos

- Enchidos
- Alcool
- Bolos com creme
- Chocolate
- Fritos
- Refrigerantes
- Açucar

Estes ultimos, logo que o peso desejado seja atingido, podemos comer quase de tudo, mas com moderação e sempre que possível evitar. É necessário pensar no que nos custou perder esses quilos a mais e a grande quantidade de calorias desnecessárias que vamos consumir.


Vou então lançar mão à obras e tentar com este espaço ajudar-me e ajudar as minhas sobrinhas lindas, para ficarmos todas elegantes e saudáveis.

Comentários

Juanita disse…
olá,
primeirassssss
Muito bem, tive a ler esta introdução e gostei muito! vamos lá meter as mãos á obra e arranjar receitas novas e boas para animar a nossa dieta!
beijocas
Sister disse…
ah...então a menina andava por aqui!!!!!gostei muito do post,continua...isdeias para nos ajudar a "purpurinar" as comidinhas são sempre bem vindas!

Beijos grandes
Sister disse…
AHHHHHHHHHHHHHHHHH...esqueci-me!
Segundasssssssssssssssssss

ahahahahahahahahhahahahahaha
Sister disse…
Hoje estou chata...
Onde anda a receitinha de esparguete á bolonhesa avec soja?hum?..lá se foi o meu jantar para hoje..eheheh
Anónimo disse…
Miga, já cá tou e tá muito bem, até parece que fui eu que fiz!
looool
jokas
cláu
Anónimo disse…
Olá Gio!Grande ideia este blogue! Se puderes informa-me acerca dos ervas aromáticas porque gostava de as utiizar mais nos assados, grelhados e saladas. Beijos