SEI TÃO POUCO ACERCA DE QUEM CÁ PASSA... DEIXEM-ME LÁ UMA DICA ;)

As Receitas da Tia Gio

Comer bem é um dos prazeres que eu não dispenso por nada deste mundo... Vou tentar ensinar-vos o pouco que sei e conto aprender imenso com vocês...

16 janeiro 2013

Bolo folhado




Este bolo apesar de ter sido um sucesso junto da minha mãe e do meu marido tenho que confessar que não fiquei grande fã.... tirei-o do Blog da Mónica , o Diário de Cozinha.

Ingredientes:
5 ovos
o peso de 3 ovos em açúcar
o peso de 2 ovos em farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 placa de massa folhada

Para o recheio e cobertura:
250 ml leite
250 ml água
2 ovos
2 gemas
200 g açucar
80 g farinha de trigo
1 pau de canela



Confecção:
Estender a placa de massa folhada e picar a superfície com um garfo. Levar a forno quente e deixar cozer.

Preparar o bolo:
Misturar as gemas com o açúcar e bater muito bem até ficar um creme fofo. Bater as claras em castelo e peneirar as farinhas e o fermento. Envolver com cuidado e juntar alternadamente as claras e a farinha.Vai ao forno a cozer numa forma redonda sem buraco untada e polvilhada. Deseformar e deixar arrefecer.

Preparação do creme:
Juntar a farinha, o açúcar, ovo, a gema e mexer bem. Levar ao lume a mistura de leite e água e pau de canela até ferver. Juntar esta mistura à massa e mexer bem com a vara de arames. Levar ao lume e deixar cozer até obter a consistência desejada, mexendo sempre. Transferir o creme para outro recipiente para parar a fervura e não ganhar grumos.

Montagem do bolo:
Cortar o bolo em camadas. No prato de servir colocar uma camada de bolo e barrar com o creme. Por cima colocar a massa folhada e voltar a barrar com o creme. Repitir esta operação até terminar com uma camada de bolo.Por fim barrar com o restante creme e decorar a gosto.

Strogonoff de Perú

Ingredientes:

0,5 kg de perú
1 pacote de natas
azeite
leite
cebola e alhos picados
polpa de tomate
1 caldo de carne
1 lata de cogumelos

Preparação:

Saltear a cebola e os alhos picados em azeite. Juntar o perú cortado em tirinhas fininhas e pequeninas (cerca de 5 cm x 1 cm), polvilhar com um pouco de farinha, acrescentar a polpa de tomate e deixar cozer 2 ou 3 minutos. Adiciona-se o caldo de carne dissolvido num pouquinho de leite e deixa-se cozinhar por mais uns 15 minutos.
Juntam-se finalmente os cogumelos e as natas e deixa-se fervilhar por mais um bocadinho, envolvendo bem todos os ingredientes até apresentarem um creme homogeneo.
Servi com arroz basmati soltinho e bróculos.