Ervilhas com ovos escalfados

Esta receita não sei se é a mais correcta, ou a mais completa, mas é a receita que a minha mãe sempre fez a vida toda, e como tal passou a ser a minha também. Ela deu-me a receita a "olhometro", mas é mais ou menos isto.

Ingredientes (Para 4 pessoas):

1 kg de ervilhas frescas
1 chouriço
100/150 gr. bacon
4 ovos
1 cebola
1 ou 2 batatas
2 ou 3 dentes de alho
1/2 lata pequena de tomate
azeite
1 colher de sopa de margarina
1 ramo de salsa
louro
açúcar
sal e pimenta


Preparação:

Alourar a cebola e o alho picado com a margarina e o azeite. Juntar o tomate, a salsa e o louro e deixar refogar um pouco.
Adicionar então as ervilhas, 0,5 lt de água quente, o chouriço, as batatas cortadas em cubinhos muito pequeninos e o bacon. Temperar com pimenta, tapar e deixar cozer e suar as ervilhas. Agitar o tacho de vez em quando.
Quando as ervilhas estiverem quase cozidas, retire o chouriço e corte-o em fatias (eu normalmente ponho-o já as rodelas). Nesta altura prove e rectifique o sal e polvilhe também com um pouco de açúcar.

Abrir 4 espaços nas ervilhas e em cada um deitar um ovo aberto. Tape e deixe escalfar os ovos. Servir imediatamente.

Comentários

♥ mesa para 4 disse…
Um clássico sempre apreciado...ficou com óptimo aspecto...beijinho
Rivera disse…
Até tenho de confessar que está com bom aspecto... :)
Mas venho aqui implorar para não se fazer mais receitas com ervilhas... porque eu ODEIO!!! LOL
risonha disse…
adoro e faço muitas vezes, especialmente quando colhemos as ervilhas da nossa horta.
sushibaby disse…
Adooooooooooooooooooorooooooooooooooo
Unknown disse…
Tia esse pratinho é uma delícia ...faz-me lembrar os mus tempos de infância...simples e perfeito. Beijinhos
anna disse…
Este prato feito com ervilhas frescas é mesmo 1 espectáculo! Gio, o wok é só uma frigideira bem funda, nada de máquina...
Arranje 1 e depois conte-me!
Beijinhos.
Rivera disse…
Bem que coincidência... o mundo é mesmo pequeno :)
Pois é, o Martim é escoteiro no meu grupo, e é um maroto! :)
Beijocas
Um verdadeiro clássico da nossa cozinha, simples e delicioso, bjs.
Unknown disse…
Amiga vim te desejar uma óptima semana. Beijinhos
SODALITA disse…
Gosto xim... mas tenho lá um em casa que detesta ervilhas. lol

beijocas
SODALITA disse…
Gosto xim... mas tenho lá um em casa que detesta ervilhas. lol

beijocas
SODALITA disse…
Gosto xim... mas tenho lá um em casa que detesta ervilhas. lol

beijocas
SODALITA disse…
Gosto xim... mas tenho lá um em casa que detesta ervilhas. lol

beijocas
Phaty disse…
Que ideia boa, acho que vou fazer para o jantar, só vou usar ervilhas em conserva. Não gosto do ploc ploc das ervilhas frescas.lol
beijos
SusanaG disse…
Sabes que eu adoro este prato? E está com um aspecto deivinal! Mimo para ti no meu blog.
Unknown disse…
Oi deixei mimo para ti lá no meu blog, passa quando puderes terei todo o prazer que o tragas até ao teu cantinho precioso. Beijinhos
Rico disse…
que delicia e óptimos aspecto , brigado por partilhares, Também fiz uma versão minha jinhos
Rico disse…
adoro ovos com ervilhas que delicia incomparável. E estes estão super mesmo. xxx Feliz Pascoa
Sua fã disse…
Adoro a Gio sou sua fã há mto tempo até ja fui aParis consigo, e receitas suas que já exprimentei...adorei as ervilhas com ovos, fazia mas não punha as batatas. bjinhos
Tia Gio disse…
Que pena que não tenha forma de a contactar... já foi a Paris comigo? Como é isso? Bom... se não disse mais secalhar é porque não quer mesmo dizer, um beijinho e obrigada.