Bolo de bolacha da Célia

Aqui estou eu regressadinha de férias, mais descansada e pronta para mais um mesito e tal de trabalho.... sim que depois vou de férias outra vez, lol.

Hoje trago um bolo que foi sempre tradição na minha casa. O bolo de bolacha com creme de manteiga e não com chantilly ou tantas outras invenções que entretanto surgiram. Era o bolo preferido do meu pai e a minha mãe fazia-o sempre para ele pelo menos no dia dos anos - era tradição. Desde que o meu pai faleceu ela não o voltou a fazer e eu... vá-se lá saber porquê, também não, apesar de tal como ele ser grande apreciadora...

Este bolo foi feito pela minha amiga e colega de trabalho Célia, que é também grande fã desta sobremesa e eu então pedi-lhe autorização para publicar aqui a receita que ela usa.

Ingredientes:

400 gr de açúcar amarelo
200 gr de manteiga Flora
2 gemas
café frio sem açúcar
Bolachas Maria torrada

Preparação:

Mistura-se o açúcar com a manteiga e as gemas de ovos até fazer um greme
muto homogéneo. Sobrepõem-se camadas de bolachas (molhadas no café) e de creme alternadamente.

Comentários

Rainha Choninha disse…
Tu e a Célia são umas grandes terroristas!, o que vocês me fizeram lembrar; engraçado como quase toda a gente tem uma qualquer história relacionada com este bolo. A minha lembra-me a minha infância e a minha irmã.

Tem um "óptimo-bom" aspecto.
risonha disse…
estou a babar só de olhar para as fotos....
claudia disse…
É óptima esta receita, porque eu faço assim o creme de manteiga que já foi a minha mãe que me ensinou. Fica deliciosoooooo!
Elvira disse…
Irresistível! Adoro bolo de bolacha, simplesmente. :-)

Beijinhos.
Anónimo disse…
Deve ser uma maravilha e muito fácil de fazer... e eu que tenho peso a mais!!!! beijos
Rainha Choninha disse…
... a minha sobrinha [a miúda está em casa fechada a estudar para os exames] pediu-me e o que não faz uma tia.

beijo-te
Phaty disse…
Vim xeretar seu blog e me deparei com esse lindo bolo de bolachas.
Mas como moro no Brasil, não conheço açucar amarelo e manteiga flora.
Gostaria de saber se posso fazer com açucar branco refinado e manteiga comum?
Parabens seu blog está delicioso
beijinhos